Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Antenada com a Saúde - Peixe contra a Osteoporose


Algumas informações sobre essa doença que age silenciosamente. Geralmente, as pessoas percebem o problema num estágio mais avançado, após alguma fratura de osso proveniente de uma simples batida. O osso fica muito fraco. Geralmente atinge mulheres na menopausa. Com a minha mãe aconteceu dessa forma. Ela estava na cozinha lavando louça, quando virou para pegar o pano de prato, seu osso Fêmur quebrou e ela caiu. Esse fato aconteceu há 1 ano e meio. Embora o osso tenha se consolidado em poucos meses, ela ainda se encontra acamada, devido algumas complicações do diabetes. Por isso, destaco a importância da prevenção feita, principalmente, na alimentação. Além do leite, esse artigo cita também os peixes. #prevençãoétudo#

Matéria
Fonte: Site da uol


Saiba por que o peixe previne esta doença.

Medidas preventivas como comer peixe e se expor regularmente ao sol podem auxiliar na prevenção da osteoporose. Quem informa é o endocrinologista Alfredo Mutiz. “Tanto o sol quanto o peixe ajudam a prevenir a doença. Isso porque ambos são ricos em vitamina D, uma das responsáveis pela absorção de cálcio nos ossos”.
A osteoporose é uma doença metabólica do osso, que o enfraquece por provocar perda de sua massa. Tudo isso facilita a ocorrência de fraturas. A osteoporose atinge, principalmente, as mulheres após a menopausa, causando a porosidade dos ossos devido à perda da proteção, mas também atinge os homens.
De acordo com Mutiz, a vitamina D - encontrada nos peixes - evita, além de fraturas decorrentes da osteoporose, aquele aspecto de que os idosos estão encolhendo, fenômeno ocasionado pela perda de massa óssea. “É claro que uma dieta equilibrada também é fundamental. É tão importante comer peixes quanto é importante a ingestão de carne vermelha, de legumes e de carboidratos”, comenta Mutiz.
Para quem prefere a prevenção, “os peixes mais recomendados para prevenir a osteoporose, ou mesmo não agravar a doença, são o salmão, o atum e o bacalhau”, explica a nutricionista Renata Nogueira. "O ideal é que as pessoas fiquem expostas ao sol cerca de 20 minutos por dia e consuma carne de peixe pelo menos duas vezes na semana", completa nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário