Seguidores

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Whey Protein - Suplemento Alimentar - O que é e para que serve?


Conheça Whey Protein (proteína do leite), suplemento alimentar, bem conhecido da tchurminha de academia.
O que é e para que serve?
As fontes de proteínas são muitas: carnes, peixes, frango, soja, ovos, etc. Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite, que tem um excelente valor nutricional e colabora na construção e manutenção das fibras musculares. É, portanto, um excelente auxiliar para os praticantes de musculação e para os que buscam maior definição muscular.
Atualmente, é o suplemento mais conhecido no mundo, e isso não é à toa.
É encontrado em pó, em diversos sabores.
Campeão de vendas nas lojas é o suplemento ideal para quem malha pesado, pois a proteína alimenta os músculos e evita o catabolismo (quando o corpo queima massa ao repor a energia gasta no treino). A dosagem correta depende do obejtivo da pessoa. Por isso, é recomendada a orientação de um nutricionista ou nutrólogo.
Mas lembre-se, precisa praticar atividade física, principalmente, musculação. Caso contrário, poderá engordar. #Wheynaofazmilagre

Segue um artigo interessante, do site Trreino Total, que aborda os diferentes tipos de Whey Protein
WHEY PROTEIN ISOLADA MICROFILTRADA
Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína. É extraída por membrana cerâmica através de um processo cross-flow de microfiltração. São várias formas de microfiltração. E introduzida também uma substância chamada glicomacropeptídeo (GMP) que é uma das substâncias bioativas do soro e é formada por 64 aminoácidos. Sua assimilação é facilitada.
WHEY PROTEIN CONCENTRADA DO SORO BIOATIVO
Sua extração permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo, pela reparação tecidual, pela recuperação muscular e pela liberação dos hormônios IGF I, TGF – B1 e TGF – B2 além de outros aminos considerados essenciais.
WHEY PROTEIN HIDROLISADA
Essa proteína é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática o que confere a essa matéria prima, o título de proteína de maior velocidade de absorção dentre todas as wheys assimiladas no músculo. Ela tem 92% das proteínas alcançada no processo de extração.
WHEY PROTEIN ISOLADA ION EXCHANCE
Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.
WHEY PROTEIN CONCENTRADO
É conhecida também como lactoalbumina, e é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 aminoácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Esta whey é rica também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos. ***Informação baseada nos informativos dos laboratórios.
ALGUNS DETALHES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS QUANDO FOR ESCOLHER A SUA WHEY
É preciso ficar atento também a alguns detalhes quando for escolher a sua whey Protein na loja. O primeiro deles é olhar nos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote. Por exemplo Ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame. Não contém Glúten Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein Isolada. Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, isolado ou de outra forma.
Existem wheys que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem espertos. Outro fator muito interessante é verificar que tipo de adoçante é utilizado no seu whey. No nosso exemplo ele é adoçado com sucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importadas e é considerado o melhor adoçante do mundo. Em outros, na sua maioria de origem nacional, verifica-se aspartame, glúten e outras porcarias.
Agora, uma coisa importante também, é calcular a porcentagem de proteína no seu whey onde o calculo é muito simples e feito da seguinte forma: Você irá dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo: Whey 24g de proteínas a cada 32g do produto. 24/32 = 0,75 Seu whey é 75% proteína. Simples não? Mas é muito importante esse tipo de informativo ao pessoal. O pessoal que vai comprar whey anda muito preocupado na quantidade de proteína por dose, porém, os mesmos não se atentam a economia quanto a quantidade de proteínas em cada dose. Explico melhor, qualquer whey pode ter 50g de proteína por dose, o que vai diferenciar é a CONCENTRAÇÂO. Uma whey com 50g de proteína, mas a cada 100g de produto é uma whey pouco concentrada, e algumas marcas se aproveitam e usam isso como tática de marketing pois te vendem um whemaltodextrina te iludindo colocando no pote 50 gramas de proteína por dose. Aliás, existe um hipercalórico de uma marca nacional MUITO conhecida ai que coloca em seu rótulo que tem 70g de proteína por dose, a qual quando fazemos o cálculo, o mesmo só da 45g e são 120g de produto ainda.

11 comentários:

  1. Obrigado, Kátia, pela aula. Lembrei-me dos tempos de colegial. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Voltei com meu blog.
    e vim visitar vc pra saber como está.
    Legal seu post.
    Quando quiser me visitar vou ficar contente.
    boa sexta.
    bjks e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Grato por me adicionar ! Passando para confereir os conteúdos : meus parabéns ! ; e para lhe desejar bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  4. Vi seu endereço em outro blog e vim te fazer uma visitinha.
    Que lindissimo seu blog! parabens!!!!
    já sou seu seguidor.

    ResponderExcluir
  5. Oie... passei pra desejar uma linda semaninha pra vc!
    como foi o findi?
    Por aqui foi tudo tranquilo.
    bjks e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Eu sempreeeee aprendo aqui.

    Obrigada Ká.

    PS: O texto da Martha Medeiros abaixo é lindo.
    SOU FÃÃÃÃ dessa mulher.

    Um beijooooooo!

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO SEU BLOG!! SUCESSO E MUITA PAZ...BJS
    VISITE: WWW.INSTITUTOEUQUEROPAZ.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  8. Katia; lindo texto sabes davas uma bela professora ou medica de Nutrição, smpre se vai aprendendo com os teus posts.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  9. In taking supplement,you have to know the exact amount that will work for your body mass. Seek professional help to avoid miscalculation and see great results.

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da informação,ótimo blog...bjosss

    ResponderExcluir
  11. Otimo blog,acabei tirando as minhas duvidas a respeito desse suplemento.

    ResponderExcluir