Seguidores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Oferta de vacina contra HPV na rede pública impõe desafios ao governo

Esperada para 2012, a vacina contra o HPV, ainda não está sendo oferecida pelo  Sistema Único de Saúde (SUS).  Segue na íntegra, um artigo da Folha De São Paulo, explicando o motivo:
Oferta de vacina contra HPV na rede pública impõe desafios ao governo  (JOHANNA NUBLAT)
O governo brasileiro tem alguns desafios a resolver antes de oferecer na rede pública a vacina contra o HPV.
Por exemplo, o tipo de vacina a ser dada e a estratégia para ganhar a adesão de pelo menos 3 milhões de meninas na pré-adolescência.
Esperado para 2012, o anúncio da nova vacina, que pode proteger contra verrugas e o vírus ligado ao câncer de colo uterino e outros, deve levar ainda um tempo.
Pouco antes do Natal, os laboratórios interessados em produzir a vacina e vendê-la para o Ministério da Saúde receberam um chamamento para apresentar novas propostas até o fim de janeiro.
Há duas vacinas na competição: uma oferece proteção contra dois tipos do vírus ligados ao câncer; outra protege contra esses e outros dois tipos causadores das verrugas. Nos dois casos, a produção será feita em um laboratório público, que receberá transferência de tecnologia de uma empresa estrangeira.
Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, a pasta considerou limitadas as propostas já feitas ao governo.
Além dos preços, o ministério quer detalhes sobre o volume de investimentos nos laboratórios brasileiros que cada proposta demandará.
Escolhida a vacina, há uma estratégia a ser delineada.
O martelo não está batido, mas o Programa Nacional de Imunizações trabalha com a perspectiva de vacinar meninas de dez e 11 anos no primeiro ano e, depois, as de dez anos. Para ter impacto epidemiológico, a adesão precisa ser de, pelo menos, 70%.
Segundo o secretário, será preciso explicar bem a necessidade da vacina. "Algumas mães podem resistir, por parecer que a gente está achando que a filha dela vai ter atividade sexual."
Barbosa diz que, para ser mais eficaz, a vacina deve ser tomada antes do contato da menina com o vírus, o que pode ocorrer mesmo com a relação sexual incompleta. "Estudos mostram que, a partir dos 13 anos, 30% já têm alguma atividade sexual."
O tema da sexualidade que cerca a vacina foi alvo de bastante debate nos EUA. Para Renato Kfouri, presidente da Sbim (Associação Brasileira de Imunizações), esse é um problema superável. Ele lembra, porém, que vacinar o adolescente não é tarefa simples e compara com a imunização contra hepatite B, dada na rede pública há 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário