Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

Fica Dica - Trocas Saudáveis

Algumas pessoas me questionam, como consigo manter o meu peso comendo razoavelmente bem... Ops! Digo muuuuito!! (rsrrs). É verdade! Não passo fome. Aliás, como a cada três horas, justamente para não sentir fome. O grande detalhe é que não como, durante a semana, qualquer tipo de gordura (inclusive o açúcar). Coragem! Não é difícil, já que no final de semana, sempre libero alguma guloseima (chocolate, pizza, etc). Hoje em dia é muito fácil substituir um alimento calórico por um mais saudável, sem perder o sabor. É só se informar. Um site interessante é o goodlight. Ele pertence à Lucilia Diniz, essa mesmo... Herdeira do grupo Pão de Açúcar . Ela já foi obesa (na foto: antes e depois), emagreceu bastante (só com dieta). Especializou-se em comidinhas ligth. Encontrei essas dicas no site dela, algumas já conhecia, outras achei bem interessante. #ficadica #sóseconseguecomesforço
Trocas Vantajosas ( Salgados)
Sempre que uma receita pedir para cozinhar ou fritar alguma coisa em óleo, substitua por caldo de legumes, carne ou frango, de preferência, light. As porções se eqüivalem.

O caldo excedente pode ser congelado em formas de gelo. Depois, guarde os cubinhos no freezer para uso individual, quando necessário.

Se houver maionese entre os ingredientes, troque pela mistura de queijo cottage com iogurte natural desnatado.

Ou emagreça a maionese: em vez de colocar 1 xícara de maionese, separe ½ xícara do produto e complete com água. Se ficar com uma consistência muito líquida, adicione um pouco de água fervendo. Com o choque térmico, a maionese volta a encorpar. E as calorias caem pela metade.

Ao preparar omelete, no lugar de três ovos inteiros, use uma gema para três claras. O sabor fica ótimo! E o alimento, muito mais saudável.

Experimente um jeito "light" de fazer ovo frito: ponha uma vasilha refratária sobre uma panela de água fervente. Deixe aquecer. Sem usar óleo, quebre o ovo sobre o recipiente. Em poucos minutos, terá seu ovo estrelado. Se preferi-lo com aparência de cozido, tampe o refratário.

Para obter um empanado mais saudável, passe o frango ou a carne na clara do ovo e use farinha integral (por conter fibras, aumenta a saciedade). Depois, em vez de fritar, asse no forno para ficar crocante.

Quando cozinhar ou assar frango e carne dentro da cozinha light, isto é, com pouquíssimo azeite ou óleo, use fogo baixo, para não ressecar, e prefira a panela de ferro, para realçar o sabor.

O frango ficará mais dourado se, antes de levá-lo ao fogo, for pincelado com suco de laranja.
Ao preparar hambúrgueres, em vez de jogar óleo na frigideira, polvilhe levemente a carne com sal. Assim, eles fritam no próprio caldo, sem grudar.

Para tornar pratos de carne picada ou moída mais saudáveis, coloque a carne dentro de um recipiente refratário, tampe e leve ao microondas na potência máxima por 6 minutos. Interrompa na metade do tempo para mexer. No final, retire do forno e escorra bem a gordura, Depois, cozinhe a carne como preferir, no fogão convencional ou no microondas.

Nos canapés ou nas saladas troque os crótons por legumes como cenoura, beterraba, pepino em rodelas ou palmito fresco, ao natural ou, se preferir, temperados com sal, pimenta e ervas.
Ao montar barquinhas recheadas, lembre-se da endívia.

Para evitar que os cruditès escureçam, passe-os pelo limão.

Amasse as batatas e prepare a salada, utilizando mostarda Dijon em vez da gordurosa maionese;

A maçã tem um gosto adocicado especial que realça o sabor do repolho. Experimente misturar os dois.

Descasque o chuchu sob a água corrente para evitar que grude nas mãos.

Para amarrar qualquer comida não se esqueça de desidratar antes. Por exemplo, pegue o dill ou a cebolinha, ponha em um saco bem fechado sem ar e deixe no microondas por 3 minutos.

Se as folhas da salada ficarem murchas, para reavivá-las mergulhe-as em água quente por 1 minuto. Escorra. Depois coloque-as em água gelada com um pouco de vinagre, por mais 1 minuto. Sua aparência ficará incrível!

Escolha tomates mais maduros, que são menos ácidos. E se mesmo assim o molho ficar ácido, pingue algumas gotas de adoçante, para quebrar a acidez desse legume.

Quando fizer molho branco para massas, substitua o creme de leite tradicional (90 gramas de gorduras) pelo leite evaporado desnatado (3 gramas de gorduras). Fica exuberante! Ou então misture 2 copos de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de margarina light e 1 colher (sopa) de farinha. Esse molho branco magro tem quase metade das calorias do tradicional: 286 contra 556. Outra maneira de substituir o creme de leite tradicional é batendo no liqüidificador 250 ml de leite desnatado com uma fatia de ricota (40g).

Esta receita caseira de creme de leite light tanto pode ser usada para preparar doces e salgados: bata no liqüidificador 200 ml de água e 2 colheres (sopa) de leite em pó. Junte aos poucos 200 g de ricota fresca até obter o ponto de creme. Para o strogonoff, coloque sal e não deixe ferver. Para doces, adicione adoçante e 1 colher (chá) de baunilha.\
Doces
Há vários adoçantes no mercado: aspartame, sacarina, ciclamato, estévia etc. O melhor jeito de escolher é experimentar até descobrir o que mais lhe agrada. Importante: você deve sentir o sabor do alimento, não do adoçante.

Quanto mais açúcar você usar num prato, mais doce ela ficará; quanto mais adoçante puser, mais amargo. Portanto, use o substituto do açúcar com moderação. Coloque uma colherinha, teste e, se for preciso, aumente aos poucos
Na hora de fazer um bolo, o açúcar faz falta. Ele ajuda a massa a crescer. Para substituí-lo, junte leite em pó com fermento.

O bolo ficará mais magro se em vez de 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo você puser 1 xícara (chá) de purê de frutas, como maçã, pêra ou ameixa.

Metade da manteiga solicitada na receita do bolo também pode ser trocada pelas frutas. Nesse caso, use o dobro. Por exemplo, se a receita pedir 4 colheres de manteiga, você coloca apenas 2 de manteiga e no lugar das outras 2 adiciona 4 colheres de purê de frutas.

Em vez de untar a assadeira, experimente forrá-la com papel manteiga.

Se enjoar da gelatina diet convencional, depois de pronta que tal batê-la no liqüidificador para obter uma excelente mousse? Querendo incrementar, junte iogurte natural desnatado adoçado com adoçante e bata mais um pouco. Para o toque final, acrescente 1 colher (sopa) de leite em pó light. A mousse ficará mais aerada.

Batidos bem gelados, água e leite em pó formam picos semelhantes ao do creme chantilly;
Se quiser endurecer um doce, para cortá-lo em pedaços, por exemplo, experimente cremor tártaro ou ágar-ágar.

Para deixar o doce lisinho, utilize bicarbonato de sódio.

Um doce mais brilhante é obtido com a adição de pectina.

Já os docinhos ficam mais brilhantes se forem pincelados com a mistura: dissolva geléia em água, leve ao fogo, mexendo sem parar, ferva e use.

O queijo mascarpone, usado para fazer o tiramisu, doce típico italiano, pode ser substituído pelo cream cheese light. Tem pouco sal e é ideal para sobremesa.
Em vez de calda de chocolate, experimente fazer uma calda de morangos, por exemplo, com geléia diet dissolvida em água.

Os sucos extraídos das cascas da maçã e do figo são excelentes espessantes para geleias e pratos salgados.

Para obter uma bebida refrescante (e pouco calórica) misture à água com gás gelada 3 colheres de suco de laranja ou maçã ou gotas de limão.

Suas bebidas ficarão mais bonitas e saudáveis se em vez de pedras de gelo você usar frutas miúdas congeladas: ameixa, morango, etc. Ponha no congelador até endurecer bem e sirva no suco de fruta ou mesmo na água. A fruta não deixa a bebida aguada quando começa a descongelar.

Fonte: Site goodlight. Imagens: Google.

17 comentários:

  1. Oi Ká...tudo em ordem? Adorei as dicas, apesar de modéstia a parte não engordar facilmente...rsss...mas é sempre bom comermos alimentos saudáveis para mantermos nossa saúde neh...Muito válido o post. Grande bjo e ótimo finde!!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O POST POIS SÓ DE VER A COMIDA JÁ ENGORDO!!!RSRS
    BEIJO
    BOM SABADO!

    ResponderExcluir
  3. Aaah eu preciso tanto mudar minha alimentação... amo comer tudo que não deveria e talvez por não ser vaidosa, sempre fui levando. Depois que comecei a trabalhar em casa e veio a menopausa, o peso foi lá paracima. Estou num limite, cheuei aos 92 e pela saúde preciso mudar.

    beijos e ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Noticiando com Estilo... Genética boa, hein? Beijos!!!

    Eliane... Bacana... Vc ter gostado. Beijos!!

    Alexandre... Tem que querer muito e se esforçar. Beijoss!!.

    Luci... Na menopausa o metabolismo fica mais lento ainda. Tenta procurar um nutrólogo, vale à pena. Começa substituindo alguns alimentos. Boa sorte!! Conte comigo!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Belo post...dicas valiosas, querida.

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kátia... tudo bem?
    Olha, estou passando aqui pra dizer que gostei muito do seu Blog.
    Parabéns pelo trabalho, pelo bom gosto, conteúdo e por sua sensibilidade.
    Estou seguindo.
    Saudações,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o seu espaço!
    Leituras agradáveis e muito enriquecedoras!

    Gostei de aqui vir.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. EXcelente post, faço muitas coisas comoo vc. e já me acostumei, tenho pavor de pensar na possibilidade de engordar, além da estéitca preservo miinha saúde.

    Querida aproveito para te pedir que troque o link do Brasil do bem para

    http://www.brasildobem.net/

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,Kátia!Eu já passei por uma transformação dessas, nada tão radical qto a lucilia,mas já emagreci bastante e agora tento manter o peso e me alimentar de forma mais inteligente e saudável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá queridos!!!
    Obrigada pelos comentários!
    Sejam sempre bem vindos!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Saudações Literárias...
    Passei por aqui e achei muito bem cuidado seu espaço.
    Justa homenagem as mulheres! Parabéns!
    Sempre que eu puder voltarei.
    Abraços de Luz.
    Visite o ILUMINANDO A VIDA.

    ResponderExcluir
  12. Kátia, obrigada por me seguir no blog e tb farei o mesmo, viu? Adorei MESMO esse post. A Lucília Diniz é uma mulher com mta força de vontade. Se emagrecer é difícil, imagina só manter?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Ká, minha linda,

    Não posso reclamar, a genética me favoreceu, mas tenho medo dos cinquentinhas, pq adepois, até respirar engorda.

    Bjcas e boa semana, querida

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas.
    Depois que fiz reeducação alimentar mudei completamente meus hábitos e as dicas se seguidas funcionam de verdade.

    Bjs
    =]

    Adorei o blog.
    Seguindooo

    ResponderExcluir
  15. Oi Ká é um prazer ter passado por aqui amei seu blog e ja estou seguindo ,deixo um convite p/vc me visitar tb e seguir meu blog aqui vai enderço :http://roseli-balbobelaflor.blogspot.com/?spref=gb. bjs.

    ResponderExcluir
  16. Kátia,parabéns pelo belo Blog.Pituleira.Galera do Bar de Ferreirinha.

    ResponderExcluir
  17. Bem bacsna as dicas. Adorei!
    Uma alimentação saudável faz faz muita diferença.

    ResponderExcluir