Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Personalidade Expresso Elas - Maria da Penha

Essa senhora super simpática na foto é Maria da Penha. Familiar esse nome? Ela é símbolo da luta contra a violência à mulher. Foi através da sua história, que hoje temos uma lei, que de alguma forma, protege a mulher. Ela foi homenageada com o nome na Lei. A Lei 11.340 , mais conhecida como Maria da Penha, foi sancionada pelo Presidente Lula em 07 de agosto de 2006.
Maria da Penha (60 anos) é cearense, farmacêutica e mãe de 3 filhas . Atualmente lidera vários movimentos de defesa dos direitos das mulheres.
Maria da Penha sofreu violência do marido durante muitos anos. Embora, algumas vezes , tenha denunciado "o cretino", nada (na época) foi feito para que a violência acabasse. Por causa da impunidade, a violência aumentou, até que em 1983, Marco Antonio Heredia Viveiros (marido), atirou nas costas dela, deixando-a paraplégica. Foi preso? Não. Tentou acobertar o crime, afirmando que tinha sido um ladrão. A violência terminou ai? Não. Algum tempo depois, tentou matá-la eletrocutada. Até hoje Maria conta, que não sabe onde conseguiu forças para buscar ajuda à familiares. Em 1984 travou uma luta que duraria muitos anos. Somente em 1996 o ex marido foi julgado e uma condenação de 10 anos foi aplicada. Mas infelizmente ficou preso durante só 2 anos. Vive livre e solto até hoje.
Mas algo foi feito. Em razão dessa impunidade, sua história ficou conhecida por várias organizações do mundo em defesa da mulher. Com o apoio deles e repercussão do caso, uma proposta de Lei começou a ser discutida no Congresso Brasileiro. Depois de inúmeras audiências públicas e discussões sobre o tema (violência contra a mulher), a luta deu certo. A Lei foi sancionada pelo presidente.
Por isso, essa semana, estarei homenageando Maria da Penha como Personalidade Expresso Elas.
Para quem não acompanha o meu blog desde o começo, e não sabe, o artigo Personalidade Expresso Elas, aborda um pouco da história de determinada mulher (ou homem de alma feminina), não necessariamente famosa. Uma pessoa querida por mim ou por várias pessoas, ou mulheres que fazem ou fizeram a diferença. #achocovardiausardeviolência

23 comentários:

  1. Ontem mesmo corri os olhos sobre um livro e reconheci a história de Maria da Penha. Comprei o livro e vou ler no final de semana. Precisamos de mais mulheres corajosas como ela!!

    Kátia, fiz um banner para os participantes e simpatizantes do "BookCrossing Blogueiro", linkado para o post inaugural da Isa. Fique à vontade para usá-lo ou não, ok?

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia td bem? Muito legal o seu blog deixo aqui um convide te siga tb o meu.Eu ja te sigo bjs.

    ResponderExcluir
  3. Homenagem mais que merecida! As mulheres devem ser agradecidas a ela, mesmo as que não sofrem violência.

    beijo e ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  4. Não deixa de ser uma guerreira!

    ResponderExcluir
  5. Kátia,

    Exemplo de coragem e força.
    São essas pessoas que vão na frente, abrindo caminho com as mãos, com o corpo, em meio à mata fechada. Sofrendo toda sorte de intempéries e ferimentos. Para que os outros possam passar pela "picada" aberta.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Olá Kátia
    Essa mulher merece todas as homenagens. Embora a lei Maria da Penha, ainda não seja aplicada como deveria, foi um grande passo para diminuir a violência contra as mulheres.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Amei a homenagem a ela, é isso ai!! Pena que tenham que ser feitas leis só depois de acontecer alguma desgraça, mas pelo menos agora estamos amparadas por lei. Parabéns a Maria da Penha pela força!!!
    Bjãoooooooooo amada!

    ResponderExcluir
  8. Kátia, linda homenagem! Não conhecia a história dela! Uma lutadora mesmo. Algo foi feito, mas as mulheres precisam aprender a DENUNCIAR!!Bjks

    ResponderExcluir
  9. obrigada amore pelo recadinho lá no blog!!!bjuxssssss uma ótima semana para vc!!!! vote na enquete que esta lá em meu blog, ela fica ao lado do meu blog!!!bjuxsss

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga, a lei existe, mas as mulheres continuam a ser assassinadas, espancadas, e sem coragem de denunciar seus agressores, pois são constantemente ameaçadas. Mas algumas que tem coragem de ir a uma delegacia, conseguem colocar esses loucos na cadeia. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. ESSA LEI AINDA Ñ É CUMPRIDA ARISCA COMO DEVE SER,MAS JÁ VALE A PENA!
    COM CERTEZA UMA GRANDE MULHER QUE ESCAPOU DAS AGRURAS DE UM MARIDO COVARDE!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  12. Sorte a nossa que existem pessoas coragem...

    Linda homenagem!!!

    Seu blog é lindo Flor...

    Te abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kátia!
    Excelente homenagem que vc fez a Maria da Penha. Eu não conhecia a sua história e não sabia o que tinha acontecido pra esta lei ter sido aprovada. É vergonhoso ela ter passado tanto sofrimento pra finalmente ser ouvida, não é? Enfim, um grande passo foi dado.
    Querida, quero te convidar a comemorar comigo o aniversário de 1 ano de A FORÇA E A BELEZA DE SER MULHER. Leve, junto com os selos-presente, o meu carinho por vc.
    Tenha um ótimo fim de semana!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  14. Olá Kátia!
    Conhecí por acaso seu blog e amei,parabéns pelo blog,por sua beleza interior e exterior...
    Um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Ká, minha linda,

    Adorei a escolha da Maria da Penha, que apesar de.......... foi buscar ajuda. O código é esse... não calar!
    Bjs e bom fds, amiga

    ResponderExcluir
  16. Olá. querida Kátia!!

    Passando pra agradecer sua visita lá no Desnudo e, pelo comentário carinhoso deixado torcendo por minha recuperação!!
    Eu com essa, já 5 operações que fiz na coluna lombar, onde jpa havia feito duas artrodeses, mas dessa vez, coloquei 12 parafusos, todas as vértebras lombares hérniadas...Mas correu tudo bem na cirúrgia, sem nenhuma complicão..
    Mas tenho herniamento na cervical tbm, mas essa estou protelando para operar, pois é mais complicada e invasiva...
    Um lindo e gostoso fim de semana e feriado pra ti querida Kátia. cheio de paz e amor em seu coração..

    Com todo carinho

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  17. Kátia: Adorei ler teu texto, é sempre preciso ter garra e coragem sem garra e coragem não conseguimos nada na nossa vida.
    Beijos
    Santa cruz

    ResponderExcluir
  18. Kátia querida, que saudades de vir te ler.
    Estou voltando, devagarinho e com uma vontade doida de ficar, ficar...sempre.
    Gostei muito da escolha, Maria da Penha, ao meu ver, é uma guerreira, a admiro muito.
    Beijos, cheios de carinho no teu ♥
    Tenha um delicioso domingo e um bom feriado.

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida alguma a coragem dessa mulher ajudou a mudar o Brasil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ei, Kátia!

    A Lei Maria da Penha é mesmo uma grande conquista para todas nós, brasileiras. Pena que tenha sido à custa de tanto sofrimento para essa guerreira, cuja história você tão bem nos conta.
    Mas, ainda assim, ela não se abateu, e se mantém na luta em favor da mulher.
    Parabéns pelo post, amiga!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi.Te vi no blog da Lú e vim conferir...adorei tudo.Beijks!!!

    ResponderExcluir