Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hermilda Hansen - Consumindo Arte


Consumindo Arte
A arte liberta

“A imaginação e o pensamento
crítico fortalecem a capacidade
de se colocar no lugar do outro e de
dialogar com o diferente. A arte
prepara para viver a diferença"

Quero falar aqui de ARTE, não como especialista no assunto e sim como apreciadora e consumidora. Vamos iniciar com um conceito básico de Arte:
“A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na literatura,na arquitetura, na música,na dança, no teatro, na escultura, na pintura, no cinema, na fotografia, entre outras.”
A presença da Arte em nossas vidas é de máxima importância, a partir do diálogo que estabelecemos ao ler um livro, ao assistir um filme, um concerto musical, um espetáculo de teatro, ou quando apreciamos uma pintura ou uma escultura. As idéias,os conceitos e as emoções ali gerados alimentam nossa alma,nosso espírito e nos fazem ver a vida com olhos de encantamento. O primeiro objetivo da arte é o prazer. O prazer que o artista sente ao produzir sua obra e o prazer de quem a vê. Há portanto bons motivos para ir ao cinema, às exposições de Arte, ao Balé, ao Teatro, como atividades que nos enriquece e se fazem tônicos para a sociedade.
Que tal agora você organizar uma agenda pessoal de consumo de Arte? Consulte a internet, procure nos Jornais de sua cidade, aqui em Santos nos semanários de distribuição gratuíta: Jornal da Orla e o Boqueirão News, ou nos catálogos das Secretaria de Cultura, e do SESC e outras formas de divulgação...
Em Santos acompanhe o que acontece no Coliseu, no Teatro Guarany,na Pinacoteca Bendicto Calixto, no SESC, nos cinemas e seus filmes em tempo de OSCAR...Convide um amigo, ou vá com seu par ou então vá sozinho.
Tem muita coisa acontecendo nos espaços culturais. Meu propósito ao postar no EXPRESSO ELAS é de contribuir com textos de reflexão e divulgação da Arte.
Herme Hansen ( Educadora e divulgadora cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário