Seguidores

domingo, 12 de dezembro de 2010

Saúde Feminina... Glândulas de Bartholin

Já ouviu falar em Glândulas de Bartholin?
São duas glândulas localizadas na vagina, responsáveis pela lubrificação, que prepara a mulher para o ato sexual.
Muitas mulheres não sabem da sua existência, às vezes descobrem numa maneira nada agradável. Essas glândulas podem inflamar formando cistos ou abscessos. O que muita gente não sabe é que aquelas calças jeans, bem justas, apertadas no gancho, podem obstruir essas glândulas. Mas elas podem apresentar outro tipo de problema. Leia o artigo do site (abcdasaude.com.br) e conheça mais sobre essas importantes glândulas. #informaçãoétudo
ABSCESSO E CISTO DA GLÂNDULA DE BARTHOLIN
O que é?
As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glândulas dos mamíferos. Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva. Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. Tumores originados nessas glândulas são extremamente raros (carcinoma da glândula de Bartholin). As obstruções não inflamatórias dos ductos geralmente são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).
O que se sente?
Cistos:
Pequenos cistos dos ductos de Bartholin podem ser encontrados nos exames pélvicos de rotina podendo ser assintomáticos até atingirem um tamanho considerável ou causarem sintomas como dor vulgar, desconforto durante a relação sexual, dificuldade para caminhar ou sentar.
Como se trata?
Os cistos assintomáticos não requerem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.
Abscessos:
A infecção e a obstrução do ducto, com formação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção. Os germes freqüentemente envolvidos são aqueles de transmissão sexual, como o gonococo e a clamídia, ou anaeróbios (germes comuns no intestino).
Como se trata?
Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou devem ser drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (pacientes diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

202 comentários:

  1. Muito esclarecedor seu post, obrigada por compartilhar essas informações.
    Boa semana, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!descobri tem 3 dias,como dói.Ja estive no médico e ele disse pra tomar um anti-inflamatório,estou assustada pois nunca vi falar disso antes.Gostei muito das informaçôes dadas por vc.
      Muito obrigado.bjão.

      Excluir
    2. olá katia tenho uma pergunta , sou virgem tenho 15 anos e nasceu um caroço no lado direito da minha virilha o que pode ser ??

      Excluir
    3. Gente mi ajuda eu tou com os pequenos lábios eo grande lábios enchados e doi muito eu não ando direito e sento também e não parar de doer já fui em um hospital eles falarão que não sabem oque é então voltei pra casa e minha mãe ligou pra farmácia eles olharão e falarão que e bom eu toma remédio disflamatorio ele me indiciu cefacina e buprovil ate que o inchaço diminuio um pouco mais tou sentindo muita dor essa dor não parar nunca oque eu faço?

      Excluir
    4. Estou passando por isso. A dor eh imensa.
      Aconselho a todas a procurar um ginecologista.

      Excluir
    5. Estou passando por isso. A dor eh imensa.
      Aconselho a todas a procurar um ginecologista.

      Excluir
    6. Boa noite a minha esta inflamada nao sei mais o q fazer ja estou fazendo os banhos de assento e ate agora nada eu vi no google q a pomada furacin faz estourar mais ate agora nao estourou a minha nao doe mais estou muito preocupada com isso

      Excluir
    7. Boa noite a minha esta inflamada nao sei mais o q fazer ja estou fazendo os banhos de assento e ate agora nada eu vi no google q a pomada furacin faz estourar mais ate agora nao estourou a minha nao doe mais estou muito preocupada com isso

      Excluir
    8. Procura um ginecologista, vai em um hospital que eles drena, dói um pouco, mas a dor vai embora na hora e depois verifica, se voltar tem q operar. Drenei 5 vezes, operei dia 20/06 a minha cirurgia foi tranquila, dói mas é suportável, consegui andar no primeiro dia, sentar, os pontos cairM, porém a secreção continua e está inchado ainda, mas estou bem. Melhoras

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. Já passei por isso uma vez lembro me ate hj deitei com as maos perto do chiolho e comecei a tremer tive muito febre quando meu esposo chegou ele me pegou no colo e perguntou a min o que estava acontecendo eu só consegui apontar que lá estava doendo então ele olhou e viu que de um lado super inchadisso parecia que eu tinha levado um soco suporte essa dor três dias lembrou me que sentei no banquinho onde eu trabalho meu Deus e disse que dor essa então ele me levou no ginecolista meninas e ginecologista na certa e o quanto melhor para que não piore e tenha que fazer cirurgia chegando lá passei pelo acolhimento e esperei e esperei um bom tempo quando eu comecei a passar mal de dor meu esposo deu o grito ate a medica ficou impressionada com tempo que estava aguardando bom meninas fui ao SUS e quem já foi sabe a demora que e para ser atendido e uma vergonha bom mas vamos lá já estava com 42 de frebe vieram dois médicos uma mulher e um homem ele parece que estava treinando e ela ensinando a ele antes ela me fez algumas perguntas então ela me explicou que eu precisaria fazer um drenagem nada mais e que furinho uma pequena rasgadinha e depois eles iriam espremer ate sair todo pus ai eu me tremi mais ainda de medo e perguntei se tinha anestecia ela disse que sim minhas querida eu tavz com tanto medo que falei com a medica que ira embora e deixar sarar sozinho ela não não no seu caso precisa da drenagem e igual eu disse a vcs se deixar tem que operar então deixei ela aplicou s nestecia ai falei esperar um pouquinho pra pegar melhor ela disse que não que já drenaria gente não doei nada as maos da medica e de fada só deu quando ela espremeu mais forte talvez se tivesse deixado pegar mais a anestecia não iria doer quando espremer bom meninas depois disso perguntei se daria ponto ela disse que não precisa ela foi tão cuidadosa comigo gostei muito deles equipe muito boa e espero que vcs encontre pessoas assim bom gente só acontece comigo não sei se com vcs quando a muito atrito pele muito forte com pele quando era virgem eu tive só um carocinho eu sintia ele mas não doía então deixei pra lá fiquei ate preocupada talvez se eu tivesse olhado nessa época não teria nenhum deles agora bom gente e hj desde ontem estou passando por isso novamente já a segunda vez a primeira vez foi do lado direito agora esta do lado esquerdo gracas a deus não estou com febre estou massageando e pedindo a deis que Sare naturalmente sem eu precisar de ter ir no medico vou fazer os banhos quentes massagear que já está diminuindo bastante mas meninas se com vcs não adiantar vão imediatamente ao ginecolista que e daqui do lado do barreiro tem o Julia kubickeq me desculpe se o sobre nome estiver escrito errado perto da antiga Febem aqui em belo horizonte meninas essa foi umpq da experiência que passei OK e não deixem de ir no ginecologista ao medico sempre fazendo um shecape . xauzinho a todas!!!

      Excluir
    11. Oi, depois de vc ter feito isso qt tempo demorou a sua recuperação? Eu fiz o mesmo e tenho dúvidas de qt tempo voltará a ficar normal minha vagina

      Excluir
    12. Oi Júlia, massagear diminui o cisto?

      Excluir
    13. Meninas o meu não doi não o que devo toma

      Excluir
    14. Eu tenho isso desde 2017 eu faço o tratamento em casa com agua quente e flogo rosa na água e faço banho de assento 15min.

      Excluir
  2. Minha linda amiga, nunca ouvi falar, mas que coisa boa você nos colocar por dentro dessa situação.
    Você é um presente pra todos nós, viu?
    Aqui eu tenho aprendido muito.
    :)
    Beijos de uma deliciosa semana pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, seu relato ajudou muito nós mulheres.

      Excluir
    2. vai na ginecologista par fazer encaminhamento antes que doa pois e horrivel

      Excluir
    3. Foi mt mesmo. Teve uma vez que quase desmaiei aí estourou sozinho. Saiu muito pus e sangue q sofrimento

      Excluir
  3. Oi Kátia, já estava com saudades, final de semana não te achei, heheh, já ia te cobrar, mas como! eu "to" em casa quero "ler" a kátia e ela some,kkkkk. Linda e necessária! Como não conhecemos nosso corpo! E essa tua informação é esclaredora e útil. Palmas para você! bjão

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Katia, só tenho a agradecer a você, pela partilha de informações. A gente que é mãe, filha, irmã, prima, cunhada, amiga... Dicas pra se passar pra todo mundo que conhecemos. Não sabia disso, nem tinha ideia, sinceramente.

    Deixa eu te perguntar uma coisa: você faz backup do seu blog? Tem um texto ótimo no link: http://www.elainegaspareto.com/ com dicas ótimas para não perder os textos e o blog. Não sei se você leu, mas vale a pena dar uma olhada.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga, muito esclarecedor seu post, precisamos aprender a conhecer nosso corpo. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Um tema inteligente e interessante à todos(a), parabéns vc é mto explicativa, estas matérias enriquecem este espaço e sempre a alguém traz novidades, parabéns, vc merece bjos, bjos e bjosssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca tinha ouvido falar, muito obrigado por trazer tantas informações úteis a nós mulheres!
    Já participou do sorteio de Natal que tá rolando no meu blog, se não, participa!
    Bjos:D

    http://tobasica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kátia!
    Eu nunca tinha ouvido falar dessas glândulas... e, já tinha ouvido falar que calça justa demais causava infecção... mas não sabia do que exatamente; obrigado pela informação! É uma ótima postagem. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá queridos!!!
    Obrigada pela participação!! É sempre bom compartilhar informações.
    Carla... Obrigada pela dica!
    Adorei os comentários. Tb aprendo muito com vocês. Só gostaria de poder me dedicar mais ao blog, mas o tempo é curto.
    Beijoooooooooos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia
      tudo bem ?
      Pxa essa semanas pegueii muito peço, peços exageravelpara uma mulher , depois que peguei os peços sairam dois carrocinhos do lado da virilha , carroços um poukinho grande a senhora sabe me dizer oque e +/-
      Obrigado
      beijinhos <3

      Excluir
    2. Estou passando isso pela terceira vez e horivel sinto muito dor medico me encaminhou pra cirurgia estou com dúvidas se melhoro depois nao volta mais

      Excluir
  10. Adorei teu blog e estou te seguindo, caso queira seguir-me também, vá lá: http://asvozesdomar.blogspot.com/

    Abç!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kátia,

    Muito importante esse teu post, penso que nós (homens) necessitamos aprender e estar sempre atentos a essas informações!
    Bjkss

    ResponderExcluir
  12. Muito útil esse post!!!
    É sempre bom conhecermos nosso corpo!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela escolha do texto, claro de fácil compreensão aos que não militam na área, e mais ainda pela utilidade pública , é....pelos comentários vê-se que o conhecimento do nosso corpo ainda é um pouco limitado, Restringe-se a alguns cursos , a informação sobre este universo feminino tão importante, porquanto tem relação com a saúde da mulher reprodutora. Bem colocada a importância das calças jeans superjustas, bem como lingerie que não seja de algodão( coisa rara) e uso abusivo de protetores diários. Em resumo , a genitália precisa "respirar" , isto não impede totalmente a proliferação , como você colocou, dos germes anaeróbicos. Obrigada pelas detalhadas informações. Beijos e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  14. Cátia: E muito bom todos nós conhecermos o nosso corpo, mas há muitas mulheres que não conhecem ou não sabem que essas glandulas existem no seu corpo. Depois de duas semanas cheias de emoções e alegria estou de volta com a energia de sempre.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante este informativo! Sabe que eu fui uma dessas mulheres que descobriu da pior maneira..rs.. Estou com uma cirurgia marcada para a próxima semana, espero não sofrer mais com isso!!!
    Gde bjoo..

    ResponderExcluir
  16. Oi kátia essa é a primeira vez que entro no seu blog e me interessou o assunto, pois já tive esse problema tres vezes, a primeira vez estourou sozinho na segunda e terceira o médico drenou,e disse que pode voltar outras vezes, disse que não poderia retirar essa glandula pq eu estou muito nova pra fazer isso,pois ela é responsavel pela lubrificação da minha vagina, eu gostaria que vc me respondesse uma coisa: me disseram que quem tem essa inflamação não pode ter filhos só mediante tratamento isso é verdade? Desde já muito obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é verdade, a minha glândula já inflamou umas 5 vezes e estou grávida. O meu médico nunca tocou no assunto sobre gravidez.

      Excluir
  17. Oi Katia,
    é a setima vez que estou passando por essa situação, sinto muita dor... Percebo que a glandula inflama quando estou em um profundo estresse. Estava pesquisando um pouco mais sobre este assunto e achei seu blog. Agradeço o espaço que você reservou e a divuldação de assunto complexo e sério.
    Forte Abraço,
    Nane

    ResponderExcluir
  18. boa noite Katia !!
    Acabei de fazer minha cirurgia de bertholin é posso te dizer que tambem descobri da pior forma senti muita dor durante 2 dias fiquei esperando melhorar porque achava que era algum tipo de pelo encravado ou furunco
    mas nao era hehehe!!

    A cirurgia demorou meia hora e quando acordei Meu Deus parece que a dor foi tirada com mao!!
    Obrigada pelo espaco!!
    bjo e forca a todas

    ResponderExcluir
  19. ESSAS GLÂNDULAS QUANDO INCHAM DOEM DEMAISSSS DA CONTA É INSUPORTÁVEL A DOR A GENTE QUASE DESMAIA, AS MULHERES TEM QUE USAR CALÇAS MAIS LARGAS SE NÃO QUISEREM TER ESSES PROBLEMAS, POIS QUANDO TEM UMA VEZ, VAI TER SEMPRE, E COMO DOI.

    ResponderExcluir
  20. ABRAM OS OLHOS MULHERES, ESSA MANIA DE USAR CALÇAS MEGA JUSTAS, SÓ PRÁ FICAR MAIS BONITINHA, DETONA SUAS GLÂNDULAS DE BARTHOLIM, FICAM ESPREMIDAS, SEM VENTILAÇÃO E PROVAVELMENTE VÃO DAR PROBLEMAS LOGO...LOGO... MULHER DEVE USAR MAIS SAIAS, OU CALÇAS MAIS LARGAS, SENÃO QUANDO TIVEREM O PRIMEIRO PROBLEMA COM ESSA GLÂNDULA PODEM ESPERAR QUE MUITOS OUTROS VIRÃO FIQUEM ESPERTAS, CALÇA COMPRIDA É PRÁ HOMEM.

    ResponderExcluir
  21. DEVO ESCLARECER QUE PASSEI POR UMA EXPERIÊNCIA TERRÍVEL COM A TAL GLÂNDULA DE BARTHOLIN, POIS TIVE ATÉ FEBRE ALTA, FUI LEVADA AS PRESSAS PRO HOSPITAL PRÁ FAZER CIRURGIA E DRENAR A GLÂNDULA E DIGO É HORRÍVEL UMA DAS PIORES EXPERIÊNCIAS DE TODA MINHA VIDA E OLHA QUE JÁ FIZ DUAS CESARIANAS, MAS NADA SE COMPARA A DE FAZER A DRENAGEM DESSA GLÂNDULA, DOI DEMAIS, É PÉSSIMO, E DESCOBRI USAR CALÇAS JEANS APERTADAS, DAQUELAS JUSTINHAS É UM PERIGO, PERIGOSO MESMO, POIS APERTA AS GLÂNDULAS, NÃO DEIXA VENTILAR, E PODE ATÉ DAR MAIS COMPLICAÇÕES AINDA, DIGO, QUASE MORRI POR CONTA DESSA INFECÇÃO NESSA GLÂNDULA, E DIGO MULHER NENHUMA DEVERIA USAR JEANS APERTADOS É UM PERIGO IMENSO, VCS NÃO FAZEM IDÉIA O QUANTO SE ARRISCAM AO INSISTIREM USAR CALÇAS APERTADAS, ISSO PODE ATÉ MATAR.

    ResponderExcluir
  22. CALÇA JEANS APERTADA NÃO COMBINA COM A SAÚDE DA PARTE GENITAL DAS MULHERES, POR SEREM MUITO APERTADAS ELA FICAM COMPRIMINDO AS GLÂNDULAS DE BARTHOLIM QUE SÃO MUITO SENSÍVEIS, NAS DEIXANDO O LOCAL TRANSPIRAR, E ASSIM VAI ESQUENTANDO E APERTANDO TANTO ATÉ QUE AS GLÂNDULAS COMEÇAM A INCHAR MUIIITO, PROVOCANDO DORES TERRÍVEIS, MAL ESTAR , FEBRE E TEM QUE SAIR AS PRESSAS PRÁ UM PRONTO SOCORRO PARA DRENAR A GLÂNDULA, E DIGO ELA INCHA TANTO, TANTO QUE NÃO SE CONSEGUE USAR O JEANS APERTADO MAIS, INCOMODA DEMAIS E A DOR É ABSURDA, E QUANDO ENFIM A CORTAM SAI TANTO MAIS TANTO PUZ AMARELO FORTE QUE A GENTE ATÉ ASSUSTA DE TANTA COISA QUE SAI DE DENTRO DESSA GLÂNDULA INFECCIONADA, OS MÉDICOS APERTAM E APERTAM E CONTINUA SAINDO MUITO MAS MUITO PUZ MESMO, UMA COISA QUE NUNCA VI ANTES E NÃO PRETENDO VIVER E VER NUNCA MAIS, É HORRÍVEL, PIOR EXPERIÊNCIA QUE JÁ TIVE EM TODA MINHA VIDA, ENTÃO SE QUISEREM INSISTIR EM USAR JEANS COLADO NO CORPO SE PREPAREM PRÁ UM FUTURO TEREM QUE SUBMETER A UMA CIRURGIA SINISTRA DAS GLÂNDULAS DE BARTHOLIM, É MUIIIIITO RUIM MESMO

    ResponderExcluir
  23. ola é a primeira vez q entro em seu blog,logo de cara vou dizer q adorei..
    estou com essa tal de glandula,que prefiro chamar de caroço,foi o meu marido q percebeu isso em mim,durante nossa relação sexual.
    Queria aber como é feita essa cirurgia e qto tempo demora até a recuperação.
    Estou com consulta marcada para julho ainda e estou um pouco apreensiva.
    Valeu mesmo pelo espaço

    ResponderExcluir
  24. olha eu to passando por algo muito parecido fiz uma perineo plastia e a coisa s ta complicando acho que pode ser tbem isso ai pq alguns dias apos a cirurgia a coisa começou a doer tanto que pensei que ia desmair de tanta dor so que iniciei logo com uns antibioticos mas a coisa nao melhora segunda a medica que fez a cirurgia disse que nao e infecçao mas parece ter um furungo ao lado da vagina e a dor e imensa agora tem saido muitas secreçoes marrom com muito mal chero to muito apreensiva de ser uma infecçao hospitalar adiquirida no dia da cirurgia irei ao infecctologista para uma opiniao melhor .

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome é Ana Paula, eu já tive esse problema e também só descobri o que era quando aconteceu comigo. Nunca tinha ouvido falar, tanto que até pensei que fosse câncer...mas procurei uma ginecologista particular e ela me explicou tudo, me passou uns antibióticos e banhos de assento c/chá de camomila e contudo na noite anterior ao retorno ele sumiu; ela disse que é assim mesmo aparece e desaparece de 1 dia p/outro. Porém 2 semanas depois ele voltou com tudo o que havia crescido em 1 semana, desta vez cresceu em 1 dia, dei febre e sofri horrores (com muita dor), então ela marcou uma drenagem, não senti nada pois me deram anestesia (aquela que colocam uma máscara tipo aerosol e o paciente dorme) e anestesia local, quando acordei já havia acabado e eu já estava indo p/quarto, + ou - 2 semanas ele voltou e devido a drenagem estar recente, acabou estourando sozinho... foi horrível pois eu estava no meu horário de curso e veio aquele líquido escorrendo e tinha um mal cheiro, a minha sorte foi que começou a chover e do curso até o ponto de ônibus era um pouco longe, assim ninguém chegou a perceber, experiência assustadora.
    Bem depois disso ele vem e vai, mas eu notei que sempre acontece quando estou passando por algum problema emocional, creio que tem alguma ligação (pelo menos em mim). Hoje estou grávida de 03 meses (1º filho ou filha) e ontem ao ter relações com meu marido, notei que mesmo depois de algumas tentativas eu estava seca (sem lubrificação), hoje no meu trabalho comecei a sentir dores e dificuldade ao sentar, pra minha surpresa ao ir no banheiro notei que a glândula inflamou novamente, mas agora devido ao neném não posso tomar antibióticos, vou ver se minha médica pode me atender na Quarta-feira p/me dizer o que fazer nesse caso... Gostei muito deste blog, passei p/ver se realmente esse problema tem haver c/o lado emocional, mas não diz nada a respeito. Mesmo assim é bastante esclarecedor, bom para aquelas que estão desorientadas sem saber pra onde correr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Géssica! Já faz muito tempo que este comentário está aqui, não sei se você irá lê isto, mas talvez ajude quem também está passando por isso. Com certeza o emocional influencia diretamente esta doença, o corpo é um reflexo da mente, então todos sentimentos negativos, tristes e de opressão vão causar algum mal, para alertar e sinalizar atitudes e pensamentos errados que estamos tendo, tudo é energia e qualquer doença nasce primeiro no corpo espiritual para depois se projetar na matéria física. Pensamento é força criadora, temos sempre que buscar o auto-conhecimento para conseguir descobrir a origem da doença, para assim alcançar a cura definitiva, claro que toda intervenção médica é necessária, a dor é indescritível e a sensação é de que nunca vai passar, quando só queremos que ela passe (sei bem como é) entretanto o caso sempre irá retornar se não aprendermos a tratar a raiz, a origem do problema. Para quem acredita ou se interesse pelo o que eu estou falando, eu indico um site muito bom que chama Curandeiras de Si, aqui está o link: http://www.curandeirasdesi.com.br/2017/07/doencas-ginecologicas-feminina-bartholinite/

      Recomendo muito também procurar no youtube pela Cristina Cairo, ela explica muito sobre a linguagem do corpo quais padrões de pensamentos, atitudes e comportamentos estão por de trás de todas as doenças. Todas nós podemos nos curar, acreditem!

      " Quando essa condição se apresenta os sintomas são bem claros, pois ocorre a formação de uma espécie de massa inchada nas laterais da vagina. Para algumas mulheres a dor é tanta que ela mal consiga ficar sentada, caminhar ou realizar outras atividades simples de seu dia a dia.
      Emocionalmente a mulher pode estar inconscientemente auto sabotando o seu prazer durante as relações sexuais. É importante procurar a conexão com o próprio corpo, trabalhar o auto merecimento, procurar sentir prazer sexual sozinha e ir desbravando seu próprio corpo através de toques e se observando com o espelhinho. "

      Não precisamo sentir vergonha de nosso corpo e sim nos amarmos muito, obter o auto-conhecimento dia-a-dia, saber que tudo que acontece tem um objetivo, que é para a nossa evolução e que se aprendermos como a vida funciona, podemos muda-lá definitivamente, através de nossa mudança interna, porque quando você muda o seu interior, muda o seu estado emocional, vive com mais alegria, muda a sua vibração energética e daí as coisa ao seu redor também irão mudar, simplesmente por sintonia. Muita luz para todas que lerem este comentário, espero que ajude <3 :D .

      Excluir
  26. Olá

    Eu andei a sofrer com esse problema durante alguns anos. E foram anos, "graças" ao sistema de saúde público em Portugal, que demora tanto para atender um doente, que levou tempos a ser tratada devidamente até que finalmente fui operada há dois meses e meio. Tive que fazer exames e mais exames para ser operada. Depois surgiu um problema e tive que repetir os exames e nunca mais fui chamada. No inicio deste ano, começou a dilatar de tal forma que eu quase nem conseguia andar. Fui às urgências do hospital e drenaram o quisto. Duas seringas grandes bem cheias. Argh! E depois andei a antibióticos. Uma semana depois, estava inchado outra vez. Fui num sábado de manhã ao mesmo hospital e desta vez internaram-me na obstetrícia para ser operada por uma ginecologista. Com tanto azar, foi noite de mudança de lua e houve tanta mulher a parir que fui ficando para o fim. Fui operada 21 horas depois de muitas dores. Meu Deus... que diferença... eu já me tinha esquecido como era antes de ter isto. :)))
    Portanto, minhas senhoras, se derem por pequenos caroços nos lábios vaginais perto da vulva e/ou notarem dificuldades em lubrificar durante o acto sexual, consultem o vosso médico. Não ignorem. Vão por mim, é muito doloroso, desconfortável e embaraçoso... sobretudo na parte sexual. :P

    ResponderExcluir
  27. Sofri por dois anos nessa glandula...fui ao médico que detectou sisto de bartholin.....tomei antibióticos e nada de melhorar...e nesse vai e vem nos médicos foram-se dois anos de dores...até que uma ginecologista me encaminhou a um cirurgião ginecológico que acreditou em mim...pois os outros não acreditaram que as dores eram muito fortes..bom fiz a cirurgia correu tudo bem fiquei ótima...no retorno veio a noticia que estava com cancer maligno nessa glandula e terei que fazer outra cirurgia...só Deus sabe que vai acontecer daqui para frente...sirva como alerta este meu caso...se sentir dores procure um médico bom...para não acontecer o que aconteceu comigo...dizem que é raro o cancer nessa glandula eu fui premiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom boa tarde ... gostaria de saber qual sua idade, pois o q leio diz que é só apos 40 anos q o cancer pode aparecer. EU JÁ SOFRE COM ESSAS DORES A MAIS DE 2 ANOS E TODOS OS MEDICOS DIZEM Q ´´E NORMAL, MAS EU ESTOU MUITO ASSUSTADA E NÃO SEI O Q FAZER .

      Excluir
    2. é pq tem médicos e médicos , eu tive prolema com esse cisto q apareceu em mim em abril de 2012 , fui para um simples prevencão e médico disse q eu tinha , detalhe não doia era apenas um caroço , ele solicitou a cirúrgia porém como eu havia saído da empresa ha pouco tempo o plano não autorizou deixei pra lá até mesmo pq o cisto havia sumido , há 20 dias atras apareceu novamente , dessa vez senti um pouco de dor muito pouco mais um incomodo porém o cisto tava bem grande mesmo procurei o médico q fez o primeiro diagnostico e ele soliciou novamente a o q eles chamam de marsupialização da glandula em outras palavras uma espécie de drenagem do liquido retido , hoje esta com 3 dias q fiz , e pegou 4 pontos , espero q não volte nunca mais

      Excluir
    3. Boa noite ,tudo bem com você Maria do Socorro,eu vir aqui no blog que vc fez uma pequena cirurgia de bartholin,deu tudo certo ,o cisto voltou Mas não.

      Excluir
  28. gente essa semana descobri q estava com essa coisinha tao chata.dói d+ minha ginecologista passou antibioticos e acento.ontem saiu muito sangue diminuiu muito mas ainda tem um carocinho.ainda nao acabou o tratamento com os remedios espero q ate o final tenha sumido tudo.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigas!! também tive esse problemão! foi uma experiência terríveeeeeeelllllll!!! senti muuuita dor! não sabia o que era.. e o que fazer!! fiquei constrangida.. não queria ir ao médico. Eu não conseguia nem sentar, andar, tive febre.. não conseguia nem dormir! imaginem que meu marido tem uma moto, e eu tive que andar de moto! eu chorei como criança de dor!!! mas fui ao ginecologista e ela me explicou sobre a glândula, e fez a drenagem... gente saiu muuuito exudato (puz), foi dolorido pra caramba! mas em seguida aliviou bastante! to tomando antibiótico durante sete dias! eu e meu esposo. Obrigada pelo espaço! foi muito bom saber que isso não aconteceu só comigo... bjss

    ResponderExcluir
  30. tenho o cisto a 13 anos e drenei 3 vezes .mas oque acho estranho e que ele nunca doeu.na ultima vez que drenei a medica tirou 60 ml de pus. meu gineco fica abismado e ate quis me operar, ele me falou que é uma dor dos infernos,mas nunca senti. reparei que quando drenava em uma semana ele voltava.o que mais me deixava mal era ter que tomar antibioticos depois da drenagem.este cisto e´bem estranho,a unica coisa que ele me causa e´vergonha pois ele se avoluma demais ,e atrapalha na melhor hora! a questao estetica é a que mais me deixa encucada por isso decidi retirar.meu marindo nao se encomoda mas a minha feminilidade sim. vai ser bom pois tambem pode evitar problemas futuros. obrigado pela sua atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. descobri um cisto a um ano, o meu tambem nao doi so algumas pontadinha de vez em quando mas me causa sensibilidade,por isso to com uma cirurgia marcada p dia05/11. to mt preocupada se a retirada da glandula pode deixar a mulher impotente, como fica a lubrificação e pos cirurgico. me conte como vc ficou apos sua cirugia . a minha e bilateral(dos dois lados).antes nem sabia da existencia dessas glandulas.

      Excluir
    2. a cirugia esta marcada para o dia 05/12.errei a data quando estava digitando,to muito procupada e ja li tdos os comemtarios.voces que ja fizeram a retirada me contem tudo, por favor.

      Excluir
    3. Eu tbm tenho esse cisto há 9 anos e não dói eu só acho feio a parte estética mesmo, tipo aquele caroço enorme la embaixo mas eu tenho medo de mexer nisso com cirurgia e piorar pq o meu não doi nada, nunca doeu eu fiz drenagem 3 vezes mas voltou

      Excluir
    4. Bom dia meu ja está aqui a mas de 1 ano e não dominue fui na ginecologista ela mim passou cefalexina e ibuprofeno amanhã ja acaba e até agora nada de sumir essa bolinha ja estou pra eloquecer mas ela não doe

      Excluir
  31. Quando vc ainda não está informada sobre o assunto
    pensa muitas besteiras tamanho o susto.
    Mais quando vai ao ginecologista que ele te explica e igual ao meu caso que não tenho dores nada nem febre nada,vc se acalma e parte pra luta realmente são varios exames para quem vai realizar a cirurgia mais em qualquer tipo de cirurgia seria necessario , acho que a parte que mais abala e a estetica é meio contrangedor na hora de ter relação sexual mais amigas pense positivo procure um medico e lembre cada caso e um caso e lute que a vitoria e certa bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs acham ou ja ouviram fala que os remédios faz acaba esse cisto

      Excluir
  32. A minha expêriencia não é muito diferente de outros relatos aqui registrados,neste momento estou no meu 7º epsódio desta glândula.Já fiz vários tratamentos com antibióticos,drenagens e até uma Marsupialização da glândula,sofro sempre com muita dor e estou correndo atrás de uma solução definitiva,poís até agora nada deu certo.

    ResponderExcluir
  33. Estou com medo dessa glândula. Notei isso há poucos dias e pelo que me informei na internet, preciso fazer banho de assento. Bom, a minha não dói nem nada... Espero que regrida com o tempo. Aliás, é possível que ela regrida com o tempo? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  34. OLÁ ,ESPERO QUE MINHA EXPERIENCIA AJUDE
    TIVE ESTE CISTO EM MARÇO,COMECEI SENTIR ELE NUMA QUINTA ,ATÉ QUE NO DOMINGO Ñ SUPORTAVA MAIS, GEMIA COM DORES E ENTÃO ESTOUROU,DIA SEGUINTE FUI AO GINECOLOGISTA ,MAS Ñ TERMINEI O TRATAMENTO
    SABE O QUE ACONTECEU?
    NO DIA 25 DE OUTUBRO TIVE QUE IR A UMA CLINICA,POIS NEM ANDAR ESTAVA CONSEGUINDO ,NA CLINICA FIZERAM DRENAGEM,ANTES TOMEI MEDICAMENTO NA VEIA E ANTES DO PROCEDIMENTO DEU ANESTESIA LOCAL,ONTEM MESMO ESTOUROU OUTRO QUE A MÉDICA Ñ CONSEGUIU DRENAR,MAS COM FÉ EM DEUS DEPOIS DO TRATAMENTO FICAREI BOA ESPERO,É MUITO SOFRIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu em mim. Fui no medico mas ele nao drenou. Passou medicamento e estou em casa rezando p q estoure. so jesus

      Excluir
  35. Ola.... Estou com pequenos "carocinhos" na parte interna dos pequenos labios... nao doem, mas gostaria de saber oq poderia ser.....
    seria esse tal cisto de bartholin?! sao bem pequenininhos, tipo uma picada de pernilongo....
    agradeço se puder me orientar.....
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Meninas, nunca havia ouvido falar nessa glândula nem no poder que ela (s) tem de provocar dor.
    Há duas semanas, senti um incômodo na virilha, achei que fosse picada de inseto, sei lá. Muita febre também, mas não associei. Pensei que passaria logo. Deixei. Dois dias depois eu mal conseguia andar.
    Fui a um pronto socorro ginecológico. Lá me aplicaram injeção pra dor e orientaram a fazer o tal banho de assento e bolsa de água quente no local. Receitam antiinflamatório e antibiótíco.
    As dores só aumentaram, nada fazia amenizar as latejantes dores.
    Há uma semana, fui fazer a tal cirurgia para drenar e cauterizar o local.
    A dor passou, ainda tem um carocinho. Tô apreensiva com isso e com a estética.Será que melhora?, some? a pele ameniza a coloração?
    Machucou física e emocionalmente!

    ResponderExcluir
  37. ola mulheres como sofremos né? rsrs
    essa glandula quando inflama é um terror... nesse mesmo momento estou sofrendo c/ essa gladula miserável, tomei injecçao ontem to tomando remedios, a dor diminuiu mas continua inchada, to cansada de ficar deitada, acho q isso so resolve c/ a retirada, pq ja fiz de tudo. o chato é q estou sabendo q acaba c/ a lubrificaçao da mulher pq dependemos dessa glandula q em vez de nos ajudar esta acabando c/ agente. mas fazer oq ne... e tem mas o pior é q a maioria dos genicolosista nem sabe doque se trata. eta sofrimento!! boa sorte pra nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas...neste exato momento estou com essa bendita dessa glândula inflamada..de atestado médico pois a dor é insuportável não tem como andar sentar.fui na médica ontem ela não conseguiu drenar .apertou daqui e dali e dessa vez não saiu nada.pois ja perdi as contas de quantas vezes tive que sair de casa do trabalho com isso inflamado pra ter q ir drenar.e detalhe estou vendo vários comentários q os médicos dão anestesia.no meu caso em todas as drenagens q foram feitas q ja deve ser a décima nunca me deram anestesia.pois eles dizem q não pega por estar cheia de pus.eu quase morro p drena isso sem anestesia é muito sofrimento.e sempre tenho q pagar vou em ginecologista particular.pois onde moro não tem ginecologista 24 hrs pra atender em posto de saúde..preciso muito operar e tirar essa glândula urgente..mais minha ginecologista cobra cinco mil reais.não tem condições..e pra me encaminhar pra fazer pelo sus.ela diz q não tem como porque quando não esta inflamada ela não acha o cisto..e quando esta inflamada ela diz q a anestesia não pega..não sei mais o q faço..ja to desesperada choro o tempo todo����..eu nem ligo se vou ter lubrificação ou não..os lubrificantes estão ai para isso..graças a deus tenho um marido super atencioso q super entende e cuida mto de mim.ja faz uns 15 anos q tenho esse problema..metade da minha vida sofro com isso..chega num ponto onde a gente começa ter medo até de ter relação e ela inflamar de novo..pois toda vez q tenho eu sinto q ela da uma inchadinha e logo some..desculpem o desabafo..mais é q a gente além da dor passa por constrangimentos..as pessoas nos olhem como se a gente estivesse podre..pois muitas pessoas não sabem nem o q é isso..boa sorte a todas nós

      Excluir
    2. Olá eu também sofro com esse mal da glaglând Bartolini, quando eu estava grávida de minha filha com 7 meses de gestação apareceu esse bendito caroço, na região da vagina do lado direito, então mulheres eu fiquei em casa eu achei que eram um inchaço normal de gravidez pois mae de primeira viagem, os dias foi passado e a dor em surpotavel cada dia alimentava mas, sim eu tava tomando remédio por conta própria pra informação mas nada adiantou, está com frebe também,a noite eu gemia de tanta dor eu ja não conseguia Nei anda, então no belo já não ageueague mas comercou a sagra eu está grávida fiquei precupalda com BB, fui levada de ambulância pra o hospital, a médica mim atendeu e passou o remédio para a inframacao, ela não fez drenagem pois ele rompeu por isso o sangue, o meu BB estava tudo bem graças a Deus, então eu sofro com isso vem várias vezes, a meu caso foi encaminhado para a cirurgia por conta de volta, eu cheguei encaminhar umas duas vezes o exame pra cirurgia e desiste no meio, depois de um tempo sumiu e não voltou mas aí eu desisti de fazer a cirurgia, com pouco mais de 1 ano volta esse tormento, agora eu aqui doente denovo, fui ao UPA da cidade. Aonde moro não faz o processo de drenagem por no meu caso o remédio não resolve, estou tomando mas não adianta tá enorme tem 5 dias já eu não tou mas suportando, é no posto só tem genicologita na segunda, eu não sei mas que fazer tô fazendo o banho de acento mas não adianta meu Deus socorro...essa é minha história meninas não faz o mesmo q eu se marcou a cirurgia faz por essa praga volta denovo🤒😭

      Excluir
    3. Dia 30.08 vou retirar as duas glândulas de Bartholin eu não aguento mais. Prefiro tirar e não tem jeito está recorrente é só cirurgia. Como estou com a cirurgia marcada e não quero desmarcar, estou usando oleó puro de melaleuca e copaíba. Uso todos os dias para não inflamar e desde então não inflamou, os cistos chegam até esvaziar, mas não somente e enchem novamente. Não vejo a hora de me livrar disso.

      Excluir
  38. pois e nhe,nos mulheres sofremos muito...
    eu que o diga,na minha gestação eu tive uma coleçao de cisto de bartholin,foram uns 40 cistos,vive 8 meses da minha gestação no hps.
    ja faz exatamente um ano que nao nasceu mais em mim,nao gosto nem de lembrar da dor.

    ResponderExcluir
  39. gente , eu tenho 15 anos e sou virgem mas hoje estava sentada na cadeira no meu quarto então fui coçar minha vagina e senti esse caroço e estou desesperada porque nunca fui em um ginecologista e estou chorando muito porque não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também notei um caroço em mim também tenho 15 anos e sou virgem Boom esse caroço que saiu em mim era menos esses dias cresceu e agora esta diminuindo mas não sei o que é

      Excluir
  40. já drenei uma vez,e inflamou de novo minha glÂndula mais ela se rompeu sozinha!Será se ela volta de novo?

    ResponderExcluir
  41. bem na verdade é minha irmã que tem o problema,não consegue trabalhar e já faz 7 anos que vive com a glandula,agora esta mais grave e gostaria de saber se o sus trata desta cirurgia que só resolve neste caso agora,porque ela já drenou e voltou muito pior esta desempregada a uma semana,ela só pensa em morrer como faço pra ajudar ela?porque o sus não faz esse tipo de cirurgia?os médicos dissem a ela que só cirurgia,ela não tem condições de pagar que custa uns 2000,00 obrigada aguardo respostas

    ResponderExcluir
  42. Realmente em nosso país o descaso com a saúde é o fim,tive esse problema há mais ou menos uma ano e meio ....e inflamou tanto que não conseguia mais nem andar. Eu havia marcado a dreagem para uma ter-ça feira no consultório da minha médica, mas no sábado o negócio havia riplicado de tamanho ai vc vai ao pronto socorro que só tem clinico geral e ai logo dizem que não vão nem examinar e wu não podem fazer nada...a minha sorte é que passou uma moça , acho que era alguma encarregada lá ai expliquei tudo pra ela(super constrangedor)nai ela fez uma ligação e descobriu que havia um ginecologista que machia com aquilo e poderia fazer a drenagem, mas ele só estaria no PS por volta da meia noite para iniciar seu plantam, como era bem cedo voltei pra casa e retornei ao PS de madrugada...ai sim realmente o médico fez o procedimento com anestesia local ( horrível ) e expremeu, expremeu...e no dia seguinte tinha que trabalhar cedinho...sai delá duas e meia da manhã e não tive nehum dia de atestado...foi o fim, me senti pior que cachorro, mas ainda assim agradeço ao médico pq depois da drenagem tudo ficou melhor, agora estou preocupada pq há 5 dias o inchaço voltou e to protelando até quanto posso pra procurar atendimento...pq primeiro é muito constrangedor e no próprio hospital te olham como um E.T e te jogam pra lá e pra cá e ainda tem os ignorantes que nunca ouviram falar no assunto e tbm alguns ginecologistas que parecem er se arrependindo do próprio ofício que fizeram pq pra eles tudo é normal ou mal olham na nossa cara e mal querem nos examinar, sinto vontade de chorar só de pensar que passarei tudo denovo...Meu Deus...Meu Deus.

    ResponderExcluir
  43. OBRIGADA!!! BASTANTE ESCLARECEDORA AS INFORMAÇÕES E OS RELATOS DE TANTAS MULHERES COM UM PROBLEMA TÃO COMUM...OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  44. PARABÉNS E OBRIGADO JÁ ESTOU NA MINHA 5° bartholin DOI D+ E POUCAS PESSOAS FALAM SOBRE ISSO GOSTARIA DE SABER SI A ALIMENTAÇÃO TB TEM A VER COM ESSA GLÂNDULA?

    ResponderExcluir
  45. Gostei do blog e muito bom ter com quem dividir duvidas, fiz a cirurgia p retirada da glândula há 3 dias e estou com muita dor...não imaginei tanto sofrimento que não passa nem com anti inflamatório nem com analgésicos...espero que termine logo tudo isso. Na verdade eu fui para Hospital para desentupir a tal glândula mas na hora o medico disse que não adiantava porque ela estava perdida totalmente fibrosado,algo assim.Na verdade acho que demorei muito para resolver um problemas de mais de 6 anos. abl

    ResponderExcluir
  46. tenho esse cisto tenho que fazer cirurgia,estou com muito medo,prefiru que a anestezia seja geral, o que você acha é melhor?

    ResponderExcluir
  47. olá, há uns dois anos atrás passei por isso pela primeira vez, a médica me explicou que teria que operar para drenar e já faria um procedimento chamado de masurpialização (costura-se as pontas da glândula para não voltar), mas com anestesia local e sedação. só que no ano passado voltou, tomei antibióticos e um mês depois voltou novamente, mas antibióticos, só que desta vez estourou, só que fiquei com um sisto, e agora um ano depois denovo, inchou...
    meu médico é contra retirar a glândula, mas já escutei outros médicos falando que a única forma de melhorar é retirando a glândula, alguém já retirou a glândula e pode me dizer como é o procedimento e se interfere depois na lubrificação?

    ResponderExcluir
  48. JÁ SOFRI HORRORES COM ESSA GLÂNDULA,MAS UMA VEZ EM ESPECIAL NÃO PODIA NEM ANDAR,TOMEI 2 INJECOES DE ANTIBIOTICO E ELA ESTOROU NO MEMO DIA Á NOITE,MAS COM ALGUNS MÊSES VOLTOU,NÃO COM A MESMA INTENSIDADE.ACHO QUE QUANDO A IMUNIDADE BAIXA ELA APARECE E INCOMODA,FICA INCHADA MAS SEM PUS,SOME SOZINHA,MAS QUANDO INCHA E PROVALVELMENTE ESTOURA SAI UMA SECREÇÃO ESCURA (COR DE CARAMELO)
    COM ASPECTO DE HIDRATANTE,MAS NÃO FETIDA,O CHEIRO SÓ LEMBRA UM POUCO SANGUE,MAS BEM LONGE.AGORA ESTOU GRAVIDA DE APENAS UM MÊS E JÁ ESTOU SENTINDO O INCÔMODO.HORRÍVEL

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde a todas, o meu problema com a glandula de bartholin começou em 2009 de lá pra cá já passei por isso 6 vezes, ainda nao deu pra operar pra retirar o mal pela raiz, pois para operar ela não pode estar totalmente inflamada e nem totalmente desinflamada, ela deve estar no meio, quase consegui fazer a cirurgia, mas não consegui porque ela estourou, então terei que esperar inflamar de novo para eu poder operar, e pretendo me casar esse ano, queria poder casar e já ter meu bebe, mas nao posso pois só imaginar que a glandula pode inflamar enquanto eu estiver gravida já sofro, sem contar que gravida eu posso prejudicar meu bebe com tanto antibiotico que os medicos passam para a gente tomar, fico tão chateada, porque essas coisas tem que acontecer conosco?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu comigo a mesma coisa!!!tem que estar desinflamada para operar

      Excluir
    2. Bom dia para todas, estou aqui novamente pra desabafar, hoje mais uma vez fui ao médico e ele me passou uns reméduos para eu tomar, tô cansada, pela 9 vez voltou o problema e nunca dá certo operar e o médico fica querendo drenar, eu quero operar, pois vai drenar e vai voltar denovo, até quando vou passar por isso, qual foi meu pecado? isso deve ser castigo, porque é sofrimento demais gente, se eu tivesse inimigo eunao desejaria isso nem pra eles, acho que ninguem merece passar por isso, agora estou casada e meu marido tambem não aguenta mais oque vou fazer não sou eu que decido quando inflama, dá até desanimo viver assim, não tenho vontade de me matar por isso, mas é ruim viver sempre imaginando que agente vai passar a vida inteira passando por isso, isso não é vida.
      Agradeço pela atenção.

      Excluir
    3. A primeira vez que acessei o site foi em fevereiro de 2011 e na época eu me interessei pelo assunto, pois já havia tido esse problema tres vezes, a primeira vez estourou sozinho na segunda e terceira o médico drenou,e disse que pode voltar outras vezes, disse que não poderia retirar essa glandula pq eu estou muito nova pra fazer isso,pois ela é responsavel pela lubrificação da minha vagina,mas nãosão eles que ficam com um incomodo desses no meio das pernas e se fosse com eles não iriam dar um jeito de retirar, se o problema for lubrificação tem uma variedade de lubrificantes no mercado o que queo é viver igual gente normal não peço mais nada apenas viver como muita gente vive.

      Excluir
  50. Oi, estou com essa glandula, e a ginecologista me perguntou se nao sentia dor. Eu respondi q nao, ela, nem acreditou, voltou a me perguntar. Fui a consulta em maio, e de la pra cá, to achando que ta muito grande, porque na verdade, fui a consulta de rotina, eu nao sabia que tinha. Achei ficar diferente assim que meu filho nasceu, mas fui ao ginecologista algumas vezes depois do nascimento do meu filho e nao me falaram nada. Meu filho fez 3 anos,e agora descobri pq a ginecologista percebeu. Eu to com muito medo, é grave, corro algum risco, queria saber como e a cirurgia Agradeço pelo espaço, parabens por expor esse assunto, muitas mulheres podem ter essa glandula e desconhecerem.

    ResponderExcluir
  51. TAMBÉM TENHO ESTA TAL GLANDULA JA FIZ DRENAGEM DELA 3 VEZES E A MINHA TENHO QUE IR PARA O PS PARA DRENAR POI ELA NÃO SAI SOZINHA SÓ DEUS SABE A DOR QUE ELA TRAZ PRETENDO RETIRAR ESTA TAL GLANDULA. SERA QUE STRESS CAUSA ISTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o stress tambem agrava, pois o ultimo episodio que tive foi terrivelmente severo, e foi logo depois de uma sequencia de fatos de stress na minha vida

      Excluir
  52. BOA TARDE ME CHAMO DEBORA,EM 2010 TIVE ESSA GLANDULA MA SLOGO QUE APARECEU LOGO COMEÇOU A DOER,PARECIA QUE IA MORRER DE TANTA DOR.FUI NA MINHA MEDICA E ELA ME EXPLICOU PASSOU ANTIBIOTICO E NADA DE PASSAR SO PIORAVA DOIS DIAS DEPOIS FUI NA EMERGENCIA E LA A MEDICA DRENOU COM BISTURIR MAS NAO DEU NADA E EU NAO SENTI NADA E SEI QUE ELA FALOU QUE IA DOER UM PUOCO MAS GRAÇAS A DEUS A DOR SUMIU NA HORA.MAS TEM UMA SEMANA QUE APARECEU E O CAROÇO ESTA GRANDE E DOLORIDO QUANDO PASSO A MAO MAS NAO DOI.FIZ UM PLANO DE SAUDE PRA FAZER ESTA CIRURGRIA POIS PELO PARTICULAR TUDO E MAS FACIL..COM 5 DIAS FUI NA EMERGENCIA PR ADRENAR ANTES QUE COMEÇA A DOER MAS CHEGANDO LA MEU PLANO SO TINHA 3 DIAS E NAO PODERIA NEM NA EMERGENCIA SO PASSAR ANTIBIOTICOS E TO TOMANDO CEFALEXINA A 4 DIAS MAS NADA DE SUMIR O CAROÇO..PEÇO A DEUS QUE NAO VENHA DOER ANTES DO DIA 13-09 QUE O MEU PLANO VAI FAZER 30 DIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por isso muitas vezes, estou na 9ª vez e em todas as vezes que passei por isso a unica coisa que o antibiótico fez foi desinchar as laterais até estourar, pra mim isso não tem jeito ou gente opera ou vai ficar o resto da vida sofrendo.

      Excluir
  53. eu fiz a cirurgia d bartolin,e hoje faz 4 dias,e estou muinto preocupada pois esta saindo um liquido marron,e esta com um mal cheiro terrivel.por favor se alguma mulher fez e passou por isso.me diga o que devo fazer.obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Aqui cabe um esclarecimento que não encontrei nos comentários acima.
    A bartholinite contitue-se pelo processo infeccioso da glandula, e quando ela está cheia de pus - abcesso - neste momento o médico apenas pode fazer a drenagem, ou seja, furar e no meu caso ele deixou um pedacinho de gaze para continuar fazendo drenagem durante uns quatro dias após. Portanto é normal que haja secreção logo após esse processo de drenagem.
    Há alguns meses atrás notei que tinha um caroço na região genital, e por ignorancia fiquei evitando o médico, até que veio a inflamação juntamente com a dor e fui obrigada a conhecer a tal glandula no meu próprio corpo(abril/2012).
    Este mes agosto, deste mesmo ano, apos relações sexuais, senti dor novamente na regiao e imediatamente procurei o médico. Ele notou que há um novo entupimento da glandula que ja começou a crescer (ainda esta pequena), passou-me um anti-inflamatorio e exames pre-cirurgicos. Com a finalidade de retirar por definitivo a glandula do lado direito. Nao sei o que de fato aconteceu no caso acima, mas creio que seja normal haver secreção. O certo e voltar ao médico. Aprendi que a glandula cso deve ser retirada quando está fora do tamanho normal, ou seja com entupimento, e que nao esteja infeccionada, que e meu caso atual. Estou numa espectativa boa de tirar logo e nao passar pela inflamação novamente. Aliás quando fiz minha drenagem nao doeu NADA, pois hj a medicina domina a anestesia. Boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  55. continuando: como diz o texto no começo da página, todas a mulheres tem esta glandula, mas ela e imperceptivel em seu estado normal. E ela até nos ajuda a manter as relações sexuais, já que e a responsavel pela lubrificação no momento do ato. Quando ela entope, que pode ser por vários motivos, ela fica como um "caroço" e deixa de ser imperceptível, neste momento devemos procurar um médico, quando ainda está sem dor, pois aí ele poderá retirar e evitar um mal maior que é a inflamação, infecção e tudo que doi.

    ResponderExcluir
  56. olá..estou passando por esse problema ,alguns dias atras senti dor na virilha..mas nem imaginava o que seria,fui a medica e ela disse q essa glandula tava inflamada..passou antibiotico..estou tomando..so q ela ta muito inchada e tbm saiu sangue ..to muito preocupada.......

    ResponderExcluir
  57. Meu nome e silvia, ja tive a crise 4 vezes e a ultima foi a pior, eu gritava e clamava de tanta dor, uma dor insuportavel que me fez quase desmaiar, nao conseguia sentar e nem deitar, eu ficava quase de cocoras aos gritos, paguei uma consulta particular e depois fui ao hospital da mulher, mas nos dois os medicos queriam drenar a "sangue frio"' como eu tranalho na area da saude liguei para um medico amigo meu e aos prantos clamei a ele por ajuda, eu pedia-lhe que me tirasse daquele sofrimento, mas que me sedasseepara esse procedimento, pois dessa vez doia tanto que nem o vento eu podia sentir. Ele cuidou de mim com carinho, aliviou o maximo o meu sofrimento. Me desculpe o que vou dizer, mas tenho pena desses medicos qur se acham deuses, mas nao padsam de deuses decaidos, sem alma, pois eu sou tec. de enfermagem e eu nao faco no corpo das pessoas o que eu nao gostaria que fizessem com o meu, tenho muito respeito pelo ser humano e o que eu poder fazer para aliviar a dor e o sofrimento de alguem eu faco, mas nesse mundo precisamos ter a sorte de encontrar um medico com alma de verdade, com uma alma iluminada ou entao termos amigos medicos para essas horas, ou seremos tratados de qualquer maneira. Deixo aqui a minha indignacao por todos os profissionais dessa area que nao respeita a dor do ser humano, e o meu muito obrigada por outros anjos de luz em especial ao meu anjo que aliviou a minha dor... mil bjos a todos, obrigada por esse espaco e parabens pelo blog. Silvia.


    ResponderExcluir
  58. Nossa apareceu em mim ...fiquei muito assustada ....mas pesquisei aqui e encontrei a resposta ja estou me sentindo melhor mais e aterrorizante passar por isso ...entao garotas vai um bom conselho ...cuidado com os jeans isso e muito serio ....e um sofrimento inexplicavel ...bjssss

    ResponderExcluir
  59. Olá,

    Eu passei por esse problema, tive que drenar 2 vezes em hospital, meu ginecologista me aconselhou operar e amanhã fazem 15 dias da Bartolinectomia unilateral. a anestesia foi Rac, a mesma utilizada em cesariana, não senti dor alguma, fiquei com muito pouco sangramento, no outro dia já tive alta. fiquei de repouso por 12 dias, a 1ª semana fiquei deitada o tempo inteiro, pois sentar incomoda. mas hoje já voltei as minhas atividades normais. o repouso é fundamental, deve dormir sem calcinhas na 1ª semana. e tomar analgesico e antiflamatório. Graças a Deus me livrei desse incomodo. aconselho a quem tem esse problema a fazer a cirurgia o quanto antes. porque evita o sofrimento e o constrangimento.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  60. Por favor, fiz a cirurgia de marzupialização da glândula de bartholin há 25 dias, ainda sinto um carocinho e acredito que os pontos ainda não caíram. Alguém sabe dizer se os pontos caem ou são absolvidos pelo organismo?
    O meu ginecologista passou uma pomada para agilizar na cicatrização há 3 dias e agora vem saindo da vagina uma secreção marrom, juntamente com a pomada, tipo carne ou pele, estou assustada.
    Por favor, se vcs puderem dar alguma explicação plausível para isso e dizer quanto tempo esse carocinho desaparece agradeceria muito.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla. Eu fiz tbm a marsupialização. Os meus pontos caíram sozinhos. Sinto informar mas esse carocinho só sai depois da cirurgia para a remoção da glandula! Este procedimento é só pra eliminar a secreção e 'murchar' o caroço. O meu médico não me passou pomada, nada! Só antibioticos e minha cicatrização foi rápida, porém isso varia com cada organismo, as vezes o seu organismo pode ser um pouquinho mais lento que o meu. Quando fiz este procedimento, eu não fiz com anestesia, porque ela não pegou, estava MUITOOOO inflamado.
      Mas já já passa! Pergunte ao seu médico a respeito dos pontos.
      Boa sorte
      taay_davalo@hotmail.com

      Excluir
  61. Ah 1 semana tive infecção urinaria e logo em seguida apareceu um caroço meio grande na entrada da minha vagina e esse caroço tem vez que dói e até agora não desapareceu..estou com medo de ter pego alguma doença..o que pode ser isso ..Me ajude!!!

    ResponderExcluir
  62. oi unknowm me conte se o fato de retirar essa glandula deixa a mulher impotente ou a relação sexual continua do mesmo jeito,quer dizer se o prazer e o mesmo e com quanto tempo voltou a ter relaçãoes normal e a lubrificação como ficou? a sua recuperação demorou quanto tempo? me preocupo, pois sofro com essa tal glandula e estou prestes a fazer a cirurgia. conte-me tudo por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda, eu não fiz a cirurgia em si mas fiz a marsupialização. Já conversei com outras mulheres sobre, e vou te dizer o que eu sei!
      Sei que a recuperação varia de pessoas, no caso desta que conversei, ela disse que são 45 dias seem sexo, e a recuperação dela não estava sendo facil pois estava doendo muito! Quando eu fiz a marsupialização, eu senti uma diferença na hora do ato, mas é só conversar conversar com seu parceiro e aumenta um pouco as preliminares, pois a glandula do outro lado ainda funciona normalmente. eu demorei quase um mês pra ter relações novamente.Sinceramente voce fica com medo de doer, acaba se esquivando um pouco na hora!
      Um grande abraço e boa sorte.
      Meu e-mail: taay_davalo@hotmail.com

      Excluir
  63. Olá gente, Eu tenho essa glandula inflamada a muito tempo! Já fiz uma marsupialização, e doeu muito, resolveu mas provavelmente terei que fazer uma cirurgia para a remoção da mesma! Como eu tenho certeza que aqui ninguem quer 'entrar na faca', eu fui atrás de uma senhora que faz remédios naturais (raízes). Feito!!! Ela me deu um rémedio que diminuiu bem a glandula, acho até que tenho a possibilidade de não precisar fazer a cirurgia mais. Qualquer coisa, mandem e-mail pra mim que retornarei com maior prazer, e passar o nome das raizes ou o lugar em que comprei. Obrigado!
    taay_davalo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Oi Unknown, não tive escapatória hoje estou com 15 dias que fiz a cirurgia para a retirada da glandula,vou contar como tudo ocorreu ate hoje.Bem internei dia 04 as 5hrs da tarde,fiz a cirurgia dia 05 e recebi alta dia 06,nos primeiros dias foi tdo mt bem quase não sentia dor,não tive sangramento e pouco inchaço,menstruei três dias depois por incrível q paresça,mas de uns seis dias para cá começou umas pontadas fortes seguido de secreção e incômando ao andar,sentar...enfin.Fiquei preocupada pois estava sentindo coisas que não sentia nos primeiros dias,por isso ontem fui ao medico,onde ele disse, que a cirurgia esta mt boa,a secreção é melhor sair q ficasr dento e as pontadas é por causa dos pontos que ainda não caíram e me receitou apenas uma rifocina.Como sou mt curiosa através de espelho realmente vejo os pontos que me incomodam não sei pq demoram tanto p caírem.Tenho mt fé em Deus e vai ficar td bem agora é aguardar.Mt obrig por tudo que me contaste,assim fico mais tranquila,depois posso lhe contar tdo também,afinal falamos a mesma lingua ou seja dos mesmos problemas e é mto bom compartilhar.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  65. Oi, vc que tomou remédios naturais(raízes)me fale td direitinho quais são as raizes para que eu também possa tomar,pois tenho o mesmo problema q vc e acredito mt nos remedios naturais.Temos q tentar de tudo para ficarmos curadas e escapar da faca.Conheço pessoas que faz garrafadas e com os nomes das raízes fica mais fácil. Obg.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. banhos de assento com cha de camomila 4x ao dia por 15 minutos é otimo depois de 3dias vc começa a ver o resultado(faça durante 1 mes).

      Excluir
    2. Olha eu fiz cha e banho de assento com Barbatimão, aroeira, uxi amarelo e unha de gato. Antes de tomar o antibiótico (que precisa tomar pra conter a infecção) ela vazou. Foi alívio imediato. Se passasse mais uma noite eu iria no pronto socorro.

      Excluir
  66. ola meninas!!quero compartilhar minha experiencia com vcs tive esse problema recentemente,procurei, pela minha gine ja que percebi o caroço,foi então que ela me explicou sobre a glandula;voltei pra casa e comecei a pesquisar na net,foi assim que descobri banhos de assento 4x ao dia com cha de camomila desincha,foi otimo depois de quase 1mes não tenho mais nada;higiene na região da vagina é fundamental;lavem sempre com sabonete intimo e não se esqueçam de higienizar apos as relaçoes sexuais.bjs

    ResponderExcluir
  67. 28/12/2012
    Lendo todas estas informações me seti mais calma...sofro com esta glandula de dos meu 15 anos,hoje 42 ..uma vez por ano ela surgia trazendo muita odr e sofrimento ja perdia aconta de tanto sofrimento..drenagem sem nestezia dor insuportavel..ficou uns 8 anos e ela tinha sumido..agora de outubro de 2012 ate o dia de hoje ja drei cinco vezes nos dois lados,estou tomando antibiotico e agora vou temtar banho de acento..pois foi drenadas esta com potos, mas noto que o lada esquerdo doi e esta com um caroço..peço a Deus todos os dias que me cure..ja não aguento mais. Obrigada pelo espaço foi muito bom, e uma dica por anos elas sumiram e que eu fazia masagens no local todos os dias depois de um tempo eu parei de fazer e elas apareceram então masagear no local diariamente quando se esta deitada e relachada ajuda...Valeu..

    ResponderExcluir
  68. Olá pesssoal!! Qualquer dúvida precisam procurar um ginecologista. Abordei o tema, pois soube através de uma amiga a respeito desse problema. Até então... desconhecido por mim. No caso da minha amiga, ela não precisou drenar, apenas fez uso de antibióticos, receitados pelo medico. Cada caso é um caso... Infelizmente não posso orientá-las melhor, pois não sou médica e não passei por esse problema. Muito obrigada a todos que colaboraram. Tenham calma! Só não encontramos jeito solução p morte. Compartilhm o tema com suas amigas! É muito importante! Beijos!

    ResponderExcluir
  69. OI mulheres vcs que ja fizeram cirurgia para retirada da glandula de bartolinite tiveram relação sexual com quantos dias,hoje eu estou com 45 dia de cirurgia. Bjs!

    ResponderExcluir
  70. OI mulheres vcs que ja fizeram cirurgia para retirada de glandula de bartolinte,tiveram relação sesual com quantos dia,hoje estou com 45 dias de cirurgia. Bjs!

    ResponderExcluir
  71. Unknown me faz um favor pergunte para Simone Lídio do blog da millena,com quantos dias ela teve ralação sexual apos a cirurgia que ela fez no dia 08 de novembro eu fiz a cirurgia 30 de novembro tentei enviar um comentario p ela n blog da millena blogueira mas n consegui, depois se possivel envia-me.fiquei enteressada em saber pois a cirurgia dela foi no mesmo mes q a minha.Abraço. Aguardo respt.

    ResponderExcluir
  72. Eu já estou no meu quarto Cisto. O 1º não inflamou e desapareceu, o 2º e 3º doeram muuuito mas estouraram sozinhos (é um alívio na hora q estoura) estou passando agora pelo 4º que por enquanto não me causou dor ainda, vou fazer acento com água morta pra vê se ele regride ou estoura de vez. O que eu acho incrível é o descaso da maioria dos genecologistas que já passei, eles dizem ser normal e que eu sempre terei isso, nenhum nunca falou de cirurgia, nem meios paliativos para melhorar minha situação. É constrangedor fazer sexo com essa bola enorme no lado direito da minha vagina! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor procurar outro médico!! pois muitos dão a alternativa da retirada da glandula, já que é um problema extremamente incomodo e constrangedor para nós mulheres. E pelo tanto de vez que voce teve acredito que deva ser a unica alternativa.

      Excluir
    2. Sim..vários médicos que ja passei com esse problema horrível .simplesmente dizem q é (normal)como assim normal..nada q te tire o sono q faça vc não ter uma vida normal ..fazer uma caminhada .trabalhar..ter uma vida sexual ativa..quase morrer de dor com uma bola no meio das pernas inchada..isso é normal..isso pra mim é um total descaso com nós mulheres..isso p mim é uma pessoa sem amor ao próximo q vai la cumpri seu horário pra receber seu salário q não é nada pouco.gente sem amor ao próximo..porq a gente tira dinheiro da onde não tem muitas das vezes pra ve se consegue aliviar esse sofrimento drenando essa porcaria.p um médico te atender com carinha de nojo e te dizer..isso é normal e vai voltar...queria ver se fosse no saco deles se seria tão normal.

      Excluir
  73. hoje eu tive o prazer de conhecer esse blog pois achava que só eu sofria disso,e me deparo com varios relatos parecidos com o meu .pois o meu primeiro surgiu aos meus 17 anos eu estava gravida do meu filho, e depois disso nos proximos 19 anos da minha vida tive varios sempre assim cresce,cresce depois eu sinto que rompeu ai eu mesmo termino de espremer
    a sai aquele monte de puz verde e fedorento ai fico por uns bons anos sem ter mas hoje por exemplo me encontro com um brabo ta doendo muito,porem não uso mais com tanta frequencia calça jeans porem uso cinta que tem aqueles fechos entre as pernas e aquilo aperta ate a minha alma deve ser isso né?

    ResponderExcluir
  74. Oi Ka.....tira uma dúvida minha ......tive bartolinite bem grave, tratei com antibioticos até diminuir e depois fiz a drenagem....to com 2 pontinhos so e gostaria de saber o tempo q tenho q esperar para ter relação com meu marido?! Obrigaaaada...beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor esperar uns 30 dias! o ponto precisa cair e o local estar cicatrizado senão pode entrar qq coisa no corte.

      Excluir
  75. Boa tarde, Bem tive essa glandula do lado direito em 2011 pois fiquei o dia todo me masturbando, no final do dia fui trabalhar qd chequei a noite fui tomar banho senti aquela bola enorme na vagina, pensei que fosse culpa minha por excesso....bem operei tomei aquela injecao na coluna, gracas a deus nao senti dor qd estava com o caroco...o que me incomodou bastante...foi porque eu nao tenho vida ativa e surgiu isso...o entupimento, mas tdo bem...agora em 2013 ...novamente surgiu lado esquerdo..agora....esta bem pequeno mas eu sinto...isso ocorre toda vez que me masturbo...por que isso ocorre...por que a minha entupiu duas vezes...

    ResponderExcluir
  76. oi gente, vez ou outra isso me aparece,sempre percebo no inicio, começa um pouco dolorido ai vai inchando aos poucos, logo que percebo, começo a limpar o local com o maximo de higiene e uso creme vaginal (nitrato de isoconasol)no local de dia e a noite, rapidinho ele alivia as dores e vai amarelando a secreção, dai dreno normal e continuo usando o creme e com uns dois dias fica totalmente bem. detalhe o tamanho dos meus sao pequenos, nao sei se é por perceber de imediato e cuidar cedo que nao crescem, acho que ja sao uns 4 anos que isso me ocorre, consultei o ginec. e eles consideram tudo normal. devido ter uns problemas de infecção no canal vaginal apos o parto e a minha ginec. me indicou esse creme, dai tive a ideia de usa-lo nessa infecção e até agora tem tido eficacia, as vezes costuma aparecer 2 a 3 por vez. graças a deus faço meus exames de rotina anualmente e sempre está tudo perfeito.
    ha, as vezes nao consigo drenar mas usando o creme e higienizando varias vezes ao dia, ele desaparece em uns 4 dias.
    espero poder ajudar vcs com o meu depoimento.
    que deus vos abençoe, e muita fé gente, tudo se resolve, so depende de nós. jamais esqueça disso...

    ResponderExcluir
  77. Essa glandula pode ser operada sem ter nunca ter cido imflamada? Pode ocorrer algum risco se retirar.. Qual medico proucurar? Para esse tipo de cirurgia?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma! Procure um ginecologista.A cirurgia só é indica em ultimo caso. Melhoras!

      Excluir
  78. Ola meninas! Ja passei por esse problema por algumas vezes,ano passado passei por uma marsupializaçao pessei q nunca mais teria esse problema, mas esse ano começou a inchar novamente.No começo da semana começou,dois dias depois nao conseguia nem andar mais,a dor era insuportavel,voltei no hospital onde foi realizado o procedimento anterior.Chegando la a gine falou q ia drenar,eu logo perguntei se ia ter anestesia, pra minha tristeza ela disse q nao,pegou o obsturi e fez um pequeno corte na minha vagina, começou a sair muito puz e ela espremia,senhor como doeu.mas logo depois veio o aliviou.Agora peguei encamiamento pra passar por um cirurgiao, nao sei o q ele vai resolver,mas to pedindo a Deus pra q seje definitivo,nao quero passar por isso de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, querida! Geralmente a cirurgia eles indicam em ultimo caso. Não use calças apertadas e durma sem calcinha.

      Excluir
  79. Oi eu nunca tive problemas de inflamaçoes, mas quando tenho relação fica muito lubrificado escorrega muito e essas glandulas ficam inchadas e doi...
    Essa lubrificação em escesso pode ser q tenha alguma alteração nessa glandula?. qual medico preocurar para cirurgia? Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  80. alguem pode diser o pode ser um abcesso na regiao genital parte labial,ele corça e doi ao mesmo tempo.por favor ajude-mi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Glãndulas ficam mais em baixo. Procure um ginecologista.

      Excluir
  81. Amigas leitoras... só agora percebi q tem mais comentários. Fico sensibilizada com o sofrimento de vcs. Nunca mais usem calça apertada. Durmam sem calcinha. A cirurgia só é indicada em ultimo caso, as vezes , o cirurgião, só retira uma glãndula. A outra permanecendo, continua a lublificação. E se precisar retirar as duas, é possível usar um gel q ajude na lublificação. Ok? Procurem um ginecologista, aliás, um não! Dois, tr~es, é sempre bom ouvir a opinião de 2 , 3 profissionais. Ok? Espero q todas resolvam esse problema.

    ResponderExcluir
  82. Poxa , tenho 20 anos e estou passando por isso. É muito sofrimento. Do nada apareceu. Queria saber algum antibiotico para amenizar a dor. Por favoooooor ! Doi demais e ainda por cima estoh mestruada.

    ResponderExcluir
  83. tenho 21 anos e tenho essa glandula a 2 anos nunca doi
    mais é um caroço grande
    vou fazer a cirurgia mais estou morrendo de medo ja me falaram que não vou ter mais vontade de ter relaçao e que é melhor ficar com a glandula não sei o que fazer me ajudem quem já faiz a cirurgia como é e depois????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 26 anos eu ja tive a glandula dai fiz a cirurgia tenho relações normalmente sentindo sim prazer só que depois de um ano e oito meses a glandula voltou e nesse momento estou com a glandula na vargina o que será?será uma glandula ou um cisto?mais não está grande não está mais ou menos....

      Excluir
  84. a minha também não doi mais as vezes cinto uma pontada tenho medo que inflame e vou fazer a cirurgia mais tenho medoooooo o que faço me ajudem

    ResponderExcluir
  85. eu estava com hpv e minha medica falou que eu não poida fazer a cirurgia primeiro cuidar do hpv ai cuidei mais agora vou marcar a cirurgia pois minha medica falou que o melhor é a cirurgia queria saber se depois da cirurgia ficamos com poblemas sexual???? é o medo de todas nois quem já feiz a cirurgia ns ajudem e fala um pouco

    ResponderExcluir
  86. me ajudem por favor eu fiz a cirurgia e depois de um ano e oito meses a glandula voltou de novo meus deus será que vou fazer outra cirurgia?o que será um cisto?me ajudem....

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde a todas. Tive abcesso da glândula direita a um tempinho, talvez inicio de 2012. Foi a primeira vez que eu a tive, fiquei em segredo, por vergonha, somente o que vi na internet (fotos e blogs) foram s informações que tive. Marquei uma consulta na ginecologista e uns dias antes da consulta ele, GRAÇAS A DEUS, vazou. Saiu o líquido e fechou por si só, foi um verdadeiro alívio.
    Na segunda vez, em dezembro de 2012, de novo fiquei com vergonha, não queria contar para ninguém e consegui marcar com a mesma ginecologista, só que eu devo ter demorado 1 a 2 semanas, não sei como aguentei sofrer por tantos dias, ela fez a drenagem, com anestesia local, bisturi, receitou remédios, só que a situação de ser analisada ou a médica ficar mexendo é muito incomodo pra mim.
    A terceira fez ocorreu e foi meio que da mesma forma, só que foi em março deste ano, ou seja fiz uma drenagem após 3 meses da anterior. Essa doeu mais pois o local onde fica o pus talvez não estivesse tão evidente, no segundo dia que percebi que era a glândula de novo já fui a ginecologista, inclusive desta vez tive febre e o local estava muito quente (ou foi da segunda vez...). Enfim, estou na quarta vez, dois meses depois da anterior, ah esta vez e a terceira, entupiu quando eu estava menstruada.
    Porém desta vez fui a um AMA para ser atendida e principalmente encaminhada para uma cirurgia. Fui atendida, mas optei por não drenar (mas se tiverem oportunidade do especialista drenar: drenem. Claro, o que for melhor para vocês, cada caso é um caso, não sou médica, nem da área, mas eu não drenei e estou tendo febre toda noite, pois o ´´ pus infeccioso`` digamos assim, ainda está aqui), Estou tomando medicação. Acho que deve estar funcionando, até porque a glândula entupida me causa dores ao redor dela. na parte de cima da vagina e do lado lateral direito desta. E acredito que a medicação serve para melhorar isso (antibiótico e anti-inflamatório). Depois que passar essa etapa (quarta crise) posso contar para vocês como foi. Ao ser atendida pela ginecologista fui encaminhada pra cirurgia, mas sem data pois é pelo SUS. Juntamente com isso farei um plano de saúde. Pois mesmo com tempo de carência, é capaz de conseguir marcar a cirurgia antes do SUS. Conselho: Abracem a fé sobretudo. Outro conselho: corram atrás logo. Se eu tivesse um plano de saúde desde a primeira crise, já poderia estar operada e ter evitado todo esse sofrimento. Eu achava que a história de calças jeans apertadas era um mito, agora já acredito. Acredito que higiene intima é fundamental, prevenção etc. Não sei qual a causa deste problema, então melhor é se cuidar, prevenir, higienizar e tudo que temos direito, mas não fiquem griladas ou com vergonha achando que pode ser uma DST ou que terceiros vão pensar que é uma DST. Espero que possa ter contribuído, e obrigada pelo espaço Ka as informações deste post me ajudaram muito, e acredito que a muitas outras mulheres. (Conheci o blog hoje)

    ResponderExcluir
  88. O que mais me dá medo é quando estoura, pois para fazer xixi após, arde até o cérebro!!!

    ResponderExcluir
  89. É a segunda vez que esse problema me atormenta... Tive no início do ano e na sexta feira senti uma dor leve, no domingo o inchaço já era enorme e eu mal conseguia andar... Hoje fiz acento com lucretin e compressa com soro fisiológico. Saiu pus após a compressa, então resolvi espremer... Passei trinta minutos espremendo até não sair mais nada e agora estou dolorida por conta disso. Estou com medo por ter espremido, espero que não me cause nenhuma infecção ou algo do gênero. Amanhã irei ao ginecologista para talvez drenar (espero que haja outra alternativa, pois foi muito doloroso drenar na primeira vez).
    ps: estou usando antisséptico e tomando antibióticos.

    ResponderExcluir
  90. eu fiz uma cirurgia na glandula que estava inchada, mas depois de drenar , o corte que o medico fez ficou aberto , não sei se era para costurar. e essa abertura estar ruim para fazer sexo, muito seco. ivani

    ResponderExcluir
  91. Gente tenho esse mesmo problema e a 6 glândula nesse momento estou ate com uma mas, estou tomando antibióticos. Fui ao ginecologista e ele falou que tenho que fazer a cirugia para retira a glândula mas, vou fazer no hospital particular por que no SUS e muito demorado e dó e terrível.


    ResponderExcluir
  92. Fiz a cirurgia da retirada da glandula há 7 dias, após varias drenagens e marsupialização, mas desde a retirada esta saindo uma secreção marrom com mau cheiro, estou preocupa, pois não sei se é normal
    Alguém pode me dizer se é comum esta secreção?
    pois estou tendo que usar absorvente e tbém não sei se é prejudicial, uma vez que a cirurgia deve ter ventilação.

    ResponderExcluir
  93. Hj estou com ela pela segunda vez..a primeira vez foi a 6 anos, e o inchaco esta tambem nos grandes labio, alguem pode me dizer se e normal?

    ResponderExcluir
  94. Ooiiii meu nome é Letícia tou cm esse mesmo problema...dói muito aparece e vai embora...e nunk some de vez. ...queria um remédio ñ aguento mas tanta dor...e sai secreção é terrível. ..mas o pior é q me encomoda fisicamente as vezes incha fik horrível ñ aguento mas viver assim
    ..por favor quem souber o remedio me falem....
    .

    Waleu bjssss

    ResponderExcluir
  95. Eu estou a uma semana com ela inflamada sentindo muita dor, estou fazendo banho de assento que está ajudando muito, e ontem resolvi tomar um torsilax,depois de alguns dias sentindo muitas dores, depois do remédio passou totalmente o caroça ainda está lá, mas a dor passou.espero que ela drene sozinha não quero ir ao medico,Nunca senti isso em minha vida, a dor é infernal.

    ResponderExcluir
  96. quero saber se a cirurgia doi to preocupada pois eu vou fazer no dia 30 desse mes mi ajudem

    ResponderExcluir
  97. Fui ao médico e ele me receitou antibioticos e um remedio pra mim e pro meu parceiro. No dia Seguinte eu não conseguia andar, estava maior, não conseguia nem agachar pra colocar o sapato. Fui no Ginecologista novamente e ela disse q precisava drenar aquele pus, com uma agulha ela achou o orifício e furou, senti o pus escorrendo, junto com dor e logo depois o alivio, pois já estava bem melhor pra andar. Continuo tomando os antibióticos e fazendo banho de assento e compressa de água quente.

    ResponderExcluir
  98. Fui ao médico e ele me receitou antibioticos e um remedio pra mim e pro meu parceiro. No dia Seguinte eu não conseguia andar, estava maior, não conseguia nem agachar pra colocar o sapato. Fui no Ginecologista novamente e ela disse q precisava drenar aquele pus, com uma agulha ela achou o orifício e furou, senti o pus escorrendo, junto com dor e logo depois o alivio, pois já estava bem melhor pra andar. Continuo tomando os antibióticos e fazendo banho de assento e compressa de água quente.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia ! Soube que estava com essa glandula a 1 ano, mas nao sinto nada, mas ela cresceu, ai resolvi ir ao medico novamente. Quando descobri, a medica me disse se nao incomodasse nem doesse, nao precisava tirar com urgencia, mas me avisou que teria que fazer cirurgia para retirar. Ontem fui ao medico e ele vai fazer um pequeno corte para drenar, espero que de certo. Se caso nao der terei que fazer a cirurgia pra remover a glandula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, fiz a drenagem, com menos de 1 mes, voltou e muito pior, pois voltou muito inflamada e muito grande, e muita dor, na primeira vez eu nao sentia dor, dessa vez doeu muito, de madrugada fui para o hospital.O medico passou antiflamatorio e me liberou mesmo com dor, estourou em casa, saiu muito pus e a dor passou. 12 dias se passaram e voltou o inchaço, mas a dor ainda nao e espero nao sentir. Voltei ao medico hoje e terei que operar para retirar toda a glandula. Estou tomando antiflamatorio e amanha vou marcar o dia da cirurgia.

      Excluir
    2. Bom dia!
      Fiz a cirurgia dia 13 de dezembro 2014.
      A minha recuperação foi bem lenta, na verdade ainda estou me recuperando, os pontos demoram a cair. Mas graças a Deus estou bem e livre dessa glândula. Desejo a todas saúde que consigam se livrar dessa glandula logo, e um 2014 cheio de saude pra todas. Um abraço!!!

      Excluir
  100. Boa tarde meus amigos!!!!Estou sofrendo com essa glândula maldita inchada há
    6 dias,não aguento mais esse sofrimento .Fui ao médico e ela se quer nem mim examinou ,passou uns remédios MAXSULID e CEFADROXILA,mais ficou foi pior o caroço cresceu foi mais e agora está dendo muito!!!!O que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, eu tive esses problemas 9 vezes e todas as vezes que me deu esses problemas aconteceu a mesma coisa, pois a função do antibiotico é jogar pra fora a inflamação, então ele vai crescendo até estourar, comigo foi assim e na maioria das vezes demorou uma semana até estourar.

      Excluir
  101. ja tiive e no momento estou de novo, mais tenho uma duvida alguem pode responde ? quem tem ou ja teve esse problema pode engraviida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntei a mesma coisa para meu ginecologista e ele me respondeu que sim, isso não interfere na ovulação, nem fecundação, pois a glandula é responsavel apenas pela lubrificação da vagina. Espero ter ajudado.

      Excluir
  102. boa tarde meninas ´ja tive e estou na 3º vez, tambem gostaria de saber se posso engravida tenho 20 anos e è meu maior sonho ser mae.

    ResponderExcluir
  103. ajudou mt ! mt obg Adéliia, miim deiixou aliiviiada.

    ResponderExcluir
  104. Se por acaso alguem queira perguntar mais alguma coisa sobre o assunto é só perguntar, pode entrar em meu face tambem e deixar um recado que quando eu puder eu responderei. Em meu face está Adélia Silvino.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia!

    Estou com essa bendita glândula entupida novamente, não sei ao certo quantas vezes ela já inflamou. No meu caso já inflamou nos dois lados, tenho que fazer cirurgia e tirar as duas?

    ResponderExcluir
  106. Tenho essa glandula desde 2008 , meu medico me aconselhou a nao retira-la, nao sinto dor mas ela ja esta bem grande, e eu confesso q estou com um pouco de medo, afinal se eu nao retirar pode acontecer algum de ruim me respondam por favor bjos

    ResponderExcluir
  107. Eu retirei a minha glândula aconselhada pelo meu médico. O cisto que se formou estava com 1,5 de diâmetro. Depois da retirada foi feita uma biopsia, que indicou que ela tenderia acrescer mais e mais. Nosso corpo acaba nutrindo esta glândula e de tanto se alimentar e continua crescendo... Como não estava tão grande assim, a operação foi menos invasiva e após uma semana de repouso pude retomar minhas atividades normais.
    Tenho 28 anos. Há 3 anos sofria de Bartholinite. Foram 4 dolorosas e inesquecíveis crises do lado direito. No inicio só descobri por causa do volume, mas não doía. Pelo menos neste lado não terei mais.

    ResponderExcluir
  108. Eu sofri com esse problema por 2anos a primeira crise eu estava gravida de4 meses, e hj minha bebe esta com 1 e3 meses e tem 4 dias q fiz a bartolinectomia q é a retirDa da glandula, e digo com propriedade de quem sofreu com 12drenagens da glandula a retirada foi muito tranquila e um alivio em saber q nao vou sofrer ninca mais com esse problema.MEninas q sofrem disso corre e procure um mdico e converse sobre retirada, essa é a unica cura para esse problema, a cirurgia é muito tranquila, melhoras para todas q sofrem desse problema.

    ResponderExcluir
  109. Trato do cisto de Bartholin e nunca, nenhuma médico sugeriu essa hipotese de calça apertada ter ocasionado, pela as informações que os médicos me passaram e olha que foram muitos , pois é uma enfermidade que assusta, o cisto ocorre na maioria dos casos devido ao pequeno corte que fazem para facilitar o parto... Esse negocio de calça justa acho pouco improvável, pois a glandula fica acima do canal vaginal, então a calça por mais que seja justa pode obstruí-la...

    ResponderExcluir
  110. Muito esclarecedor parabéns e muito obrigado por esclarecer nossas dúvidas tevir que aprender da pior maneira ...

    ResponderExcluir
  111. Fiz a retirada da glandula direita hj tem 4 dias...dor muito forte no premeiro dia mais so de saber q não terei dificuldade em sentar ...e vestir calça jeans ...essa dor e lovavel..aconselho tfs q tenham fz a retirada ao ves de drenar...boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  112. N.Sousa poxa sei exatamente como é difícil, percebi mesmo que as calças jeans são grandes causadoras desta inflamação. .. E estou sofrendo com essa glândula desde 2012 na minha gestação era toda semana no ginecologista pra drenar e com sete meses ele me disse que seria necessário a cirurgia mas ai não voltou mas....
    Agora meu bebê já está com 5 meses e tornou voltar, e cada vez que volta o caroço é maior,estou tomando antibióticos e nada não desejo a ninguém é uma dor insuportável já não consigo mais nem andar,nem me mecher na cama....

    ResponderExcluir
  113. Em 2013 fiz uma cirurgia para retirada dessa glândula! Agora ela novamente apareceu e dessa vez inflamada,procurei o hospital e fui atendida o médico que estava de plantão fez uma pequena cirurgia e colocou o dreno e receitou antibiótico!!!

    ResponderExcluir
  114. Em 2013 fiz uma cirurgia para retirada dessa glândula! Agora ela novamente apareceu e dessa vez inflamada,procurei o hospital e fui atendida o médico que estava de plantão fez uma pequena cirurgia e colocou o dreno e receitou antibiótico!!!

    ResponderExcluir
  115. oii.. oitavo dia após cirurgia de Bartolinite ..e ainda não consigo sentar, doe muito.. o sagramento está parando mais esta saindo um liquido Marron de cheiro ruim..Estou preocupada alguém que já passou por isso?? podem me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá..meu nome é Andréa...não se preocupe porque é normal o que vc está sentindo...estou com quatro meses de operada e ainda sinto incômodo...vc vai melhorar aos poucos...vai conseguir sentar....eu demorei quase dois meses para sentar...não sei pq demorou tanto....mas vc vai conseguir....tenha repouso....e a questão do mal cheiro eu ainda estou com esse problema e resolvi procurar um ginecologista para ver como está a recuperação da mesma.abraço e melhoras

      Excluir
  116. Será que alguém pode me ajudar, eu fiz a cirurgia da retira total da glândula há quatro meses e sinto-me diferente, tive minha primeira relação sexual após três meses de cirurgia ou pelo menos tentei e não consigo...sinto dor e uma sensação como se estivesse com a vagina bem fechada e ou excesso de pele que impede a penetração...muito ruim...será q não vai voltar ao normal? Sou casada tenho 34 anos e levava uma vida sexual ativa e agora não consigo mais...alguém me ajude por favor...meul e-mail - jovitosiano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Ola...gostaria de saber se esse cisto pode virar câncer? Pois o meu esta aberto ja faz um ano e tenjo q esgotar o pus dele todo dia....e o pus é grosso e com mal cheiro horrível. Fiz um empraste de polenta quemte com vinagre e alho e coloquei nele....ele perfurou sozinho e nunca mais fechou....desconforto terrível.

    ResponderExcluir
  118. Ola...gostaria de saber se esse cisto pode virar câncer? Pois o meu esta aberto ja faz um ano e tenjo q esgotar o pus dele todo dia....e o pus é grosso e com mal cheiro horrível. Fiz um empraste de polenta quemte com vinagre e alho e coloquei nele....ele perfurou sozinho e nunca mais fechou....desconforto terrível.

    ResponderExcluir
  119. FIS uma cirurgia de cisto de bertolim estava muito profundo agora esta doendo muito e saindo uma secreção e normal?

    ResponderExcluir
  120. Eu tenho esse cisto há 9 anos ele não doe nada mas me incomoda pq é um caroço grande na parte do nosso corpo em que somos mais vulneráveis, tenho medo de fazer a cirurgia e ele aumentar ou começar a doer, eu já fiz 3 drenagens com agulha, a primeira vez o médico tirou uma seringa de liquido branco depois de um mes a glandula cresceu novamente sem dor e ele tirou de novo ai eu fiz compressa de agua quente e ela voltou em uma semana com muita dor ai ele tirou o liquido que saiu escuro depois de um mes voltou novamente entao ele disse que eu teria que operar porém eu era virgem e não pude fazer a cirurgia, como o caroço não doia eu deixei pra lá só que agora isso está me incomodando esteticamente, é difil explicar pro parceiro que aquilo ali não é doença e nem é contagioso
    ah eu tenho muita lubrificação na hora do sexo, desde quando era virgem eu me excitava muito apenas com beijos e carícias acho que foi por isso que apareceu. Eu tenho 31 anos

    ResponderExcluir
  121. Faz uma semana e um dia que estou com esse cisto. Faz 6 dias que tomo anti-inflamatórios mas até agora nada fui 3 vezes ao ginecologista de urgência e eles não quiseram drenar.. Tô sofrendo bastante pois esta no tamanho de um limão,é a segunda vez que tenho e depois que sumir eu vou operar para tirar a glândula de vez.

    ResponderExcluir


  122. 5 anos atrás, eu tinha verrugas, fui tratada com um líquido aplicado às verrugas que continuaram a crescer e espalhar ... Os próximos 2 médicos fizeram uma cirurgia a laser para removê-los. 1 ano após a cirurgia, eles voltaram para perto de onde os primeiros eram ... então eu finalmente disse que era hpv. Eu tive isso por muito tempo, eu contrai-lo do meu namorado enganado e descobri que ele também estava infectado. E acabo com o relacionamento entre nós. As verrugas eram tão embaraçosas porque começaram a espalhar por todo o meu corpo. Eu tenho lidado com isso há muito tempo, o último tratamento que tomei foi cerca de 2 anos atrás, apliquei tratamento natural de prophetekpen@gmail.com, uma semana depois de aplicar o tratamento, todas as verrugas já tinham desaparecido. Agora são 2 anos e alguns meses eu não tenho verruga única nem nenhum sintoma de hpv. Uau "" é ótimo, o profeta ekpen finalmente me curou. Ele também é especializado na cura do seguinte: câncer, HIV, baixa contagem de espermatozóides, esterilidade, Hpv, herpes.
    Entre em contato com ele agora em (prophetekpen@gmail.com), você também pode whatsapp
    Ele no +2348105238925

    ResponderExcluir
  123. Após a drenagem do abcesso de bartholin, quanto tempo para retomar as relações sexuais?

    ResponderExcluir
  124. Puts!

    Terça apareceu um caroço que pensei ser íngua, cresceu e comecei a sentir uma dor intensa. Fui no PA me encaminharam para o Sofia, o médico imediatamente fez uma incisão para drenar e me liberou, medicando,esse medicamento devido a dose desencadeou CANDIDIASE. A dor permaneceu, recorri ao posto próximo a minha casa, onde fui acolhida com muita atenção, meu cisto está do tamanho de um limão. Bem banhos de assento sem tempo estimado,fiz vários por dois dias, agora acabou de drenar, não pela incisão feita pelo médico, mas pela própria vagina. Meu cisto permanece, vou fazer de tudo para sair sem precisar de cirurgia,mas seria burrice negar caso fosse preciso.

    A dor é realmente forte!

    Quem não tem convênio medico, procure um atendimento médico particular ou posto de saúde imediatamente para orientação, pois não somente banhos de assento, mas para a prescrição de medicamentos corretos.

    Deus abençoe cada uma de vcs!

    ResponderExcluir
  125. Quero saber se é possível não sentir dor ou desconforto. E se pode durar mais de anos. 3 anos. Tenho uma e quando surgiu pareceu inframada mas com a medicação desenflamou. Mas não desapareceu. Não me incomoda. Os médicos não se importam. Mas já faz mais de 3 anos e tem o tamanho de uma uva.

    ResponderExcluir
  126. Oi queria saber de um caroço nos lábios inferiores é este cisto? Ele tá doendo demais e tá vermelho ao redor

    ResponderExcluir
  127. Olá meninas! Estou sofrendo desse mal a 6 dias. Fui ao ginecologista, tentei ir o mais rápido possível e foi minha primeira vez em um ginecologista. Porém foi muito ruim o atendimento, o médico mal olhou na minha cara, me tratou super mal. Ele viu que estava grande e não fez nada a respeito, apenas passou dipirona e mandou retornar 5 dias após aquela consulta... Eu estava com muita dor então fui para emergência, passsei um constrangimento enorme pq passei pela triagem primeiro e nem a enfermeira sabia o que era e ainda ficou com cara de nojo mais assustada do que eu. Tudo isso aconteceu em um Hospital particular daqui de Goiânia. Me encaminharam para um clínico geral pq nem ginecologista não tinha no momento e o mesmo me receitou antibiótico, remédio para dor e uma injeção para tomar no momento. Hoje é 6/05/18 e estou com essa dor desde 1/05/18 , é horrível, uma dor insuportável, doi muito, até agora não estourou, não está adiantando fazer banho de acento e nem os remédios estão fazendo efeito, não estou conseguindo nem andar. Amanhã irei na emergência novamente, espero que resolva !
    Boa sorte para todas, pq na verdade há um grande descaso quanto a esse caso e nem preparo para nos atender

    ResponderExcluir
  128. Alguém aki já passou por essa situação i si curou ? Tipo não voltou mais ?

    ResponderExcluir
  129. Oi gente,tem mais de 2 anos que tenho uma dor cronica inexplicável,passei por 8 ginecologista ao longo do tempo. Só a semana passada que fui receber o diagnóstico de traumatismo na glândula de Bartolin sem sinais aparente.a minha glândula,não incha não forma cisto, é como se estivesse aparentemente saudável e normal,nada detectado a olho nu. Só foi na região do lado esquerdo e queima bastante,dói ao toque sempre. A dor nunca some. A médica disse que a única coisa na minha região de dor é a glândula de Bartolin.Marquei já a minha cirurgia para quarta-feira. Estou com medo

    ResponderExcluir
  130. Fiz minha cirurgia da retirada total ontem, após 7 drenagens cirúrgicas sendo uma por punção que é a mais tenebrosa que o corte e uma drenagem espontânea que quase desmaiei de dor, eu tinha esperança de não voltar eu até marquei duas vezes a cirurgia, mas não dava tempo, aconselho a cortar o mal pela raiz, estou me sentindo aliviada, boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  131. Já é a quarta vez com essa que tenho isso , é horrível as outras vezes precisei fazer uma incisão, Agora apenas com compressa gelada resolveu meu problema vasoucasou tudo Ufc que alívio.

    ResponderExcluir
  132. Bom dia,
    Estou passando por isso o meu doe muito e hoje estoro sozinho porem só sai sangue preta e não quero apertar porque a dor e insuportável. Fui no medico e falou pra deixar sair sozinho.
    Que era normal e não me deu remedio e nada. Estou ficando louco com dor que faço? O medico sus demora 4 hrs para ser atendido

    ResponderExcluir
  133. Meninas a 1 ano tive o cisto de Bartholon inflamado olha e uma dor insuportavel atrapalhava muito a minha tanto pessoal qnto profisional mais no dia 11-03-2019 fiz a retirada desse cisto onde tomei anestesi local fui bem atendida nao paguei nada pela cirurgia, a recuperação ta sendo otima, lembrando que comigo nenhum analgesico ou antiflamatorio resolveu, e outra antiflamatorio nao resolve isso e ilusão pois se vc trata com medicamento vc corre o maior risco de sofrer ainda mais entao a maior solucao para acabar com os problemas e a cirurgia. Se tiver alguma duvida envie um email que conto com mais detalhes
    lorraynesantana145@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Fiz a cirurgia há 1 mês mas continua vazando mto liquido e as vezes sangue. A ginecologista disse que é normal pq muitos vasinhos foram cortados e me pediu para drenar. Aconteceu com vc?

      Excluir
  134. Olá fiz drenagem pra remover caroço na vagina porem hoje está com 18 dias que fiz a drenagem e estou notando que está inchado e está doendo ao toca.oque faço????

    ResponderExcluir