Seguidores

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saúde... Homem Curado de AIDS na Alemanha - Revista Época


Pela primeira vez, os médicos usaram a palavra cura ao se referirem à recuperação de um doente de Aids.
Creio que depois desse caso, realmente estamos bem próximos da cura definitiva.
Leia a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Época de 20 de dezembro de 2010. #creionacura

O americano Timothy Ray Brown, em Berlim, onde se tratou de leucemia e aids.
Ele é o primeiro paciente da história a derrotar o HIV. O microbiologista francês Louis Pasteur costumava dizer que a sorte sorri para as mentes preparadas. O incrível caso do americano Timothy Ray Brown, de 44 anos, parece confirmar a tese. Tim, como é chamado pelos amigos, viveu vários anos com o vírus HIV. Tratava-se com o coquetel de drogas e trabalhava como garçom num café de Berlim. Era mais um de tantos soropositivos que, graças ao avanço do tratamento, levavam uma vida praticamente normal. Em 2006, no entanto, ele descobriu que também tinha leucemia, um tipo de câncer que ataca o sistema de defesa. Tim procurou o médico Gero Hütter, um jovem oncologista que entende de leucemia, mas nunca havia atendido um doente de aids. Foi aí que a sorte começou a conspirar a favor dos dois. Tim precisaria passar por um transplante de medula. Hütter decidiu escolher um doador especial, com uma mutação que o torna naturalmente resistente ao vírus HIV. O resultado surpreendeu o mundo.
Desde 1996, os cientistas sabem que cerca de 1% dos europeus têm essa mutação antiaids. Ela não ocorre na população negra nem asiática. A mutação faz com que as células de defesa do organismo não tenham uma molécula chamada de CCR5. Ela é usada pelo HIV para invadir as células humanas (leia na ilustração). O que poderia acontecer se as células de defesa de Tim fossem totalmente aniquiladas pela quimioterapia e, em seguida, ele recebesse um novo sistema imune capaz de resistir ao vírus?
Hütter tinha uma bela hipótese em mente e decidiu testá-la. A sorte lhe sorriu. Tim deverá entrar para a história como a primeira pessoa no mundo a se livrar do vírus da aids – um fato inédito desde que a doença foi descrita, em 1981. Ele é um caso único entre os 60 milhões de pessoas que já foram infectadas desde o início da epidemia. A vitória de Tim sobre o vírus foi anunciada em um artigo publicado na revista Blood, uma publicação da Associação Americana de Hematologia.
A equipe de Hütter, da Universidade de Medicina de Berlim, garante ter reunido evidências suficientes para afirmar que o vírus HIV foi erradicado do organismo graças ao transplante de medula óssea. “Eu chamo isso de cura”, disse Hütter a ÉPOCA.
Três anos e meio depois do transplante, os médicos não encontraram sinal do vírus – mesmo usando as técnicas mais avançadas de diagnóstico. Ainda assim é possível que o HIV ainda esteja escondido em poucas células em algum ponto do organismo. Se isso estiver ocorrendo e o vírus voltar a se manifestar no futuro, será o fim do entusiasmo em torno da primeira cura da aids.
“É difícil afirmar que o paciente está definitivamente curado e que o vírus foi eliminado de todos os compartimentos de seu organismo”, diz a bioquímica Françoise Barré-Sinoussi, ganhadora do Nobel de Medicina em 2008 pela descoberta do vírus HIV, junto com Luc Montagnier. “No entanto, os dados do artigo são muito interessantes porque demonstram que não há nenhum traço do vírus ou dos reservatórios virais em partes importantes do organismo, como o intestino

9 comentários:

  1. querida amiga,
    saudades!!
    muito importante sua colocação.
    eu prometo que volto.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia. Já é um grande passo para se encontrar a cura definitiva dessa terrível doença.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Texto muito esclarecedor, Kátia. Alívio para a humanidade. Já era tempo. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que notícia maravilhosa! #creionacura

    Quero aproveitar e lhe desejar um Feliz Natal e tudo de bom pra vc e sua família em 2011. Boas Festas!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Sempre dissipando reportagens importantes!
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Muito bom ter você aqui no meu Blog sendo meu Seguidor, eu também estou seguindo você, ok?
    Natal chegando hein?
    Pois é....
    Muita expectativa...
    Você e eu sabemos que quando Jesus nasceu, muitos esperavam um rei. E um Rei nasceu. Mas não para todos, apenas para aqueles que tinham o coração puro o bastante para saber olhar além das aparências.
    Aqueles que esperavam um rei que nasceria num palácio, num berço de ouro e se tornaria o Salvador da humanidade esperam até os dias de hoje.
    Não souberam dar valor, porque suas expectativas foram contrariadas, porque não souberam ver com os olhos da alma, porque só conseguiram ver um menino que tinha por berço uma manjedoura e por teto o céu estrelado.
    E esse mesmo menino, nascido de forma tão simples e pura, andou entre doutores e mestres e ensinou a eles, pregou o amor e deixou mensagem da paz como herança para o mundo e carregou uma cruz que não lhe pertencia. Sua coroa não foi de ouro e seus diamantes eram espinhos. Mas apesar de tudo, Ele foi e é o Rei acima de todos os reis.
    A embalagem engana muitas vezes. Ela cria expectativas. O importante mesmo é o que vem dentro e é o coração de quem pegou do seu precioso tempo alguns momentos para pensar em nós.
    Portanto, se a vida te oferecer algo diferente, preste um pouco mais atenção ao que recebe. Não é sábio ficar esperando algo mais e se esquecer do que se tem nas mãos. A esperança faz viver, mas dar valor ao que se tem constrói a Vida.
    Feliz Natal!
    Que Cristo esteja todos os dias o tema central das nossas conversas e emoções, a melodia da nossa canção, no decorrer do ano em nossas vidas!
    Ps: Um presetinho do meu Blog ao seu Blog com muito carinho
    Link> http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHEgLh36qFz5U6CXpfLe7SXkX7RaCdz6G0bU5JE8tNcthkmN8Gl1KkI8plz5BIZMtFcQV91iDvsRrWgK4OwV9DQAm1T1UGy_KUc04RPU1Q4S15sybh1-NqcQ.jpg
    Beijos no coração
    Eu! Leilnha

    ResponderExcluir
  7. minha querida amiga, quem sabe a cura não se torne uma realidade. é triste demais, o pesadelo da aids tem que terminar

    vim deixar um grande abraço e aproveito pra te desejar um excelente natal pra vc e os seus, com mta paz, amor e fraternidade.
    E que o novo ano de 2011 seja um ano muito bom!

    ResponderExcluir
  8. O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está para começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares.

    Beijos no coração.
    Miss Simpatia.

    ResponderExcluir
  9. Passando para desejar um feliz e Santo Natal...


    Saudações poéticas

    ResponderExcluir