Seguidores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Presente de Natal: Visita ao Museu Louvre

Natal... Uma data que poucos lembram seu verdadeiro significado. Uma data que as pessoas vivem situações adversas. Uns felizes, rodeados por seus familiares, ceias fartas e muitos presentes. Outros se encontram tristes, solitários, orfãos, viúvos, com poucos alimentos na ceia ou quase nada. No entanto, mesmo perante às diferenças, as pessoas ficam tomadas por um desejo repentino de querer ajudar o próximo, rever pessoas queridas ou não tão queridas (rsrsrs), perdoar, desculpar-se , presentear e amar. É a magia do Natal, uma sensação de paz. Adoooro!! Mas deveria prevalecer o ano todo, hein? A parte triste, na minha opinião, é a saudade das pessoas que já não estão presentes. Saudade do meu pai, das minhas avós e amiga querida. A saudade dói mas faz parte. Eles sempre estarão comigo.
Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Então vamos comemorar!! E como adoro presentear, postei para você, imagens do Museu de Louvre. O que tem haver com o Natal? É um presente , só isso. E cultura nunca é demais. Por ser um lugar lindo e cheio de magias, é um dos maiores e mais célebres museus do mundo. Abriga obras como:a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. Para conhecer todas as obras do museu, precisa-se de aproximadamente uma semana para completar a visita. Louvre não é museu para se visitar em um dia.
Espero que goste do meu presente. Segue um artigo esclarecedor do site Infoescola.
Tenha um Natal feliz da melhor forma possível, ok? Beijos!!! #pazamoresaúde


Obra: Le Verrou, A Tranca
Fragonard (o grande pintor francês do traço perfeito, que representou com perfeição a frivolidade e os gestos expressivos).
"As Três Graças"
Lucas Cranach, o Velho
Vênus de Milo
Famosa Estátua Grega
Representa a deusa Grega Afrodite
François-Hoseph Bosio
(1768-1845)
Hercule combattant Archéloüs métamorphosé en serpent (bronze)
Mona Lisa
Nome Oficial: Lisa Gherardini
Mulher de Francesco Del Giocondo
Leonardo da Vinci
1503 - 1507
Jean-Auguste-Dominique Ingres 1780-1867
O banho turco
1862 óleo sobre tela

Quem passa por Paris logo descobre que uma visita ao Museu do Louvre é obrigatória, não só por ele ser um dos maiores e mais célebres museus do Planeta, o que por si só justificaria sua exploração, mas também por sua não menos famosa arquitetura. Situado no centro da cidade-luz, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, este prédio inusitado é constituído por uma pirâmide de vidro em seu pátio central, que se justapõe à linha dos Champs-Élysées.

É impossível entrar neste Museu sem passar pela Pirâmide, a qual tem 21 metros de altura e duzentas toneladas de vidro e de traves. Este fenômeno da arquitetura é submetido a uma limpeza semanal por um robô, criado justamente para desempenhar esta tarefa. Já no seu interior, quem por ele excursiona se verá entre obras ancestrais e criações contemporâneas, caminhará entre a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo, bem como terá contato com objetos do Antigo Egito e da civilização greco-romana.

Se um ser de outro Planeta desejasse ter acesso a uma amostra significativa da arte e da cultura terrestre, encontraria com certeza uma síntese da produção humana nos corredores do Louvre. Este edifício foi arquitetado entre 1852 e 1857, durante o reinado de Napoleão III. Ele serviu de sede do Ministério da Fazenda, de 1871 a 1989. Antes, porém, foi conhecido como ‘Castelo do Louvre’, instituído por Filipe II, em 1190, para atuar como um forte na defesa de Paris contra os vikings; foi testemunha histórica da Idade Média; depois passou por diversas mudanças, ganhando status social ao metamorfosear-se em castelo real. Vários reis concorreram para gerar o formato que atualmente define o Louvre.
O Museu é administrado pelo governo francês por meio da Réunion des Musées Nationaux. Sua frequência de visitantes é surpreendente, o que fez dele o museu mais procurado do Planeta em 2007, atingindo o pico de 8,3 milhões de visitantes. Para se localizar neste vasto edifício de três fachadas laterais, as quais ostentam os nomes de importantes funcionários estatais – Sully, ministro da fazenda de Henry IV; Richelieu , ministro de Luis XIII; e Denon, primeiro-ministro do Museu Central de Arte, durante o reinado de Napoleão I -, os excursionistas não podem prescindir de um mapa para melhor se orientar.
Há igualmente neste Museu quatro níveis: o subterrâneo e três andares, divididos em diversas sessões – Antiguidades Orientais, Egípcias, Gregas, Romanas, Esculturas e Louvre Medieval. Depois de várias metamorfoses ao longo da História, o Louvre transformou-se no palácio da cultura, desde a iniciativa do presidente francês François Miterrand, que difundiu a iniciativa conhecida como ‘Grand Louvre’. A inovação mais recente e polêmica desta fantástica construção foi a Pirâmide de Vidro, criada pelo arquiteto chinês I.M. Pei.
Há no Louvre vastas galerias, expondo ao público a História da Arte desenvolvida pela Humanidade ao longo do tempo. A ala Denon é uma das mais percorridas até hoje, pois oferece ao olhar encantado dos visitantes as criações dos artistas mais célebres, principalmente a obra-prima de Leonardo da Vinci, La Gioconda, mais conhecida como o retrato da Mona Lisa. (Por Ana Lucia Santana)


23 comentários:

  1. Kátia, obrigada pelo presente, Natal para mim é família reunida assim como a família de Nazaré, concordo quando você diz que Natal deveria ser o ano todo, mas isso é possível se deixarmos Jesus nascer em nosso coração, sempre será Natal.
    Desejo um santo e abençoado Natal!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. The Louvre has first-rate art. I have been there once.

    Merry Christmas, Kátia.

    ResponderExcluir
  3. Que a paz dos anjos possa abençoar você e sua família em todos os dias do próximo ano! Feliz Natal e um Ano Novo com muita luz!

    ResponderExcluir
  4. Kátia,

    Há tempos não passo aqui e não é porque não gosto do Blog, e sim, gosto muito, bastante informativo, porém ando deixando muitas coisas importantes passarem na correria.

    Voltarei, mais tarde, com calma, já vi que há uma matéria nova e que eu desconhecia, sobre glândulas. Aqui, li muita coisa que eu não sabia e gostei de ter ficado sabendo.

    As páginas à direita, um tributo às mulheres, é coisa linda de se ler e ver.

    Gosto do perfil do Blog e é uma tristeza o tempo não colaborar ou mesmo nós, ou eu mesma, não saber utilizá-lo bem.

    Agradeço os votos e lhe deixo os meus de um ano promissor pela frente.

    Contimuemos em 2011 porque foi muito bom nosso convívio.

    Um abraço,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kátia! Adorei esse presente logo ao acordar e isso que nem coloquei a meinha com o pedido, ehehe, amiga querida adorei te conhecer, eu costumo rasgar seda sim eheh mas é verdadeiro o sentimento de gratificação por perceber tua seriedade perante a vida e às pessoas. Pessoas são presentes para mim e perceber que você da melhor forma possível leva a vida que é maravilhosa mas que precisamos transformar o tempo todo, precisamos sim sentir e comemorar o nascimento de Cristo diariamente, mas não é facil, nas condiçoes de muitos, mas a união alivia a todos e mostra que a paz é possivel,se tentarmos renovar esse sentimento de fé o ano inteiro e olharmos uns para os outros para servir de auxilio, espelho e incentivo. Feliz Natal e Próspero Ano Novo em todos os setores da tua vida, com os que lhe são caros. Obrigada pelo carinho e obrigada por ser mais uma pessoa simples e batalhadora de bons fluidos para a humanidade.beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ká, minha linda,

    Que seu Natal seja repleto de amor e que esse amor se estenda por todo o ano de 2011.
    Continuemos juntas!
    Bjssssssss e Boas Festas

    ResponderExcluir
  7. Q o seu NATAL seja de luz e paz, q CRISTO renasça a cada dia na caridade e na lealdade com as pessoas. Mto linda sua página fco orgulhoso em tê-la comigo lá em casa, pessoas com esta qualidade enchem meu coração de vaidade (um doce pecado), vejo q vc tem algo em comum comigo, a admiração pelas obras de arte como igrejas e outras, a fé em MARIA e agradecer a graça de termos SANTOS pra interceder por nós, pra vc minha nova amiga, bjops, bjos e bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Kátia,

    Obrigada pela visita! Que seu natal também seja repleto de harmonia, paz e felicidade!

    Te sigo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Katia, Obrigada pela mensagem! Desejo tudo de lindo para você. Que sua Luz interna possa sempre brilhar e inspirar e que a Força Divina a acompanhe sempre e esteja sempre presente em sua jornada. *Boas Festas*

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Kátia...um grande natal pra vc tmb!!!Bjuss ^^

    ResponderExcluir
  11. M E R R Y C H R I S T M A S ! ! !
    Thank you for visiting my blog and for all your comments, H A P P Y H O L I D A Y S to you and your Families,
    M E R R Y C H R I S T M A S to EVERYONE ! ! !

    ResponderExcluir
  12. Minha querida, vim deixar o meu desejo de um Feliz Natal para você e toda sua família.
    Lindo presente nos destes.
    Brigadinha, amei, aqui é tudibom.
    :)
    Beijos doces no teu ♥

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  13. Grata por este presente, sempre bom reviver os lugares por onde passamos. Retribuo seu carinho e que em 2011 estejamos juntas partilhando tudo de bom que voce nos oferece.Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Natal, Novo Ano
    ¨¨¨@
    ¨¨@*@
    ¨@@*@@
    ¨¨¨¨@
    Desejo a você feliz 2011, um ano de muito sucesso, 12 meses de muita saúde, 62 semanas de muitas alegrias e coragem, 365 dias de muita sorte, 8760 horas repletas de amor e paz.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Kátia!Belissimas imagens espero muito em breve poder cpnhecer Paris e o louvre é claro.
    Um belo domingo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Que seu 2011 seja repleto de realizações
    Muita Paz e Saúde pra ti !
    Mil beijos
    http://meninasprumff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Forte dose de cultura, Kátia. Parabéns.FELIZ ANO NOVO. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Kátia como foi seu ano? Eu te convido a escrever um pouco sobre o seu 2010!!! Pra entender melhor clique:
    Aqui

    ResponderExcluir
  19. Oi flor!
    Que o seu natal tenha sido maravilhoso e que seu 2011 seja melhor ainda!
    Te desejo tudo de bom. Que sejas muito feliz, viu?!!

    Tem post novo lá no blog, depois dá uma passadinha lá?!!

    Beijinhos linda!
    http://danimakeups.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Kátia!

    Tentei postar e o comentário não foi...

    Mas queria dizer do meu imenso obrigada por seu presente. Se já tinha vontade de conhecer o Louvre, mais ainda agora! Lindo texto, lindas imagens, ótimas informações, obrigada!!

    Desejo tudo de melhor a você e a toda sua família, que 2011 seja um ano abençoado, repleto de intensidade, coragem, força, energias positivas, amor e amizade.
    Agradeço-a por seu carinho, sempre, Kátia!

    Um beijo enorme

    Carla

    ResponderExcluir
  21. Olá Kátia
    Desejo a você e família, um Ano Novo cheio de realizações, paz e amor.
    Bjux

    ResponderExcluir
  22. OLÁ KÁTIA.

    JÁ EMBARQUEI E SOU O NOVO PASSAGEIRO DESTE EXPESSO, DISFARÇADO DE SEGUIDOR.(RS).

    PARABÉNS PELO BLOG.

    UM FELIZ 2011.

    COMBINADO?

    BEM, DEPOIS DO NATAL E ANTES QUE 2011 CHEGUE, ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA UMA REFLEXÃO NO MEU BLOG DE HUMOR : “HUMOR EM TEXTO”

    A NOVA CRÔNICA DE HUMOR DESTA SEMANA É : “TIRIRICA R$26.000,00. APOSENTADOS, R$ TITICA,00.”

    VENHA CONFERIR E DEIXE SEU COMENTÁRIO.

    O BLOG “ HUMOR EM TEXTO “ É DE HUMOR...E DE GRAÇA !

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir