Seguidores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sem a música, a vida não seria tão colorida.



Se a música tivesse cor acho que seria bem colorida, bem vibrante, ou dependendo da música, teria tons claros, algumas tons fluor, mas seria colorida. Música pra mim é vida, costumo dizer que respiro música.
Quando criança tive acesso a vários tipos de músicas. Desde canções infantis até Bossa Nova, talvez por isso, não possuo nenhum preconceito ou revelia a quaisquer ritmos. Gosto de ouvir novidades, é claro que existem os meus preferidos. Adoro MPB, Bossa Nova, Blues, Samba, Jazz, Rock, Pop, etc. Tolero muito pouco Funk e Rap.
Quando criança, costumava ouvir meu pai cantar (em casa) músicas do Orlando Silva e Francisco Alves, lembro- me de Carinhoso (“Meu coração.. Não sei por que... Bate feliz... Quando te vê...) e você?
Minha mãe sendo bem mais nova que meu pai, gostava também de um outro tipo de música, foi através dela e de algumas tias, que conheci o Roberto Carlos. Amo Roberto. Quem ama amar, ama Roberto (rsrrs).
Músicas que não eram da minha “época”, mas meu pai me chamava atenção para as letras, sempre românticas, dizia que era muito importante a pessoa conhecer vários estilos, que música também é cultura, tem que conhecer para saber se gosta. Homem sábio!
Fico triste quando vejo jovens (infelizmente muitos) , que não têm a mínima idéia do que seja a Bossa Nova, MPB, Jazz, que nunca ouviram Elis Regina, Gonzaguinha, Chico Buarque, e outros extraordinários cantores. Pensado nisso , tive a idéia de postar periodicamente, canções de vários estilos, com essa atitude quero chamar atenção das pessoas para que ao menos conheça a canção, para depois dizer se gosta ou não. Espero que entendam que existem canções que primam pela letra e outras pela melodia.
Existem músicas que quando ouço, lembro exatamente (como se fosse hoje), de um determinado momento de minha vida, bate uma saudade... Uma melancolia... É tão bom!
Para começar quero dividir com você, um vídeo do Gonzaguinha, que recebi por e-mail da minha amiga Maria Lúcia.
Se você não sabe , Gonzaguinha além de cantor também foi um grande compositor, muitas de suas composições foram gravadas por grandes intérpretes da MPB. No começo de sua carreira focava canções com críticas à ditadura. Dizem que filho de peixe, peixinho é, pelo menos com ele foi assim, seu pai Luiz Gonzaga (o Rei do Baião) foi um grande cantor e compositor.
Infelizmente , Gonzaguinha morreu muito novo aos 45 anos, em 1991, vítima de acidente automobilístico.
Esse vídeo, foi feito um ano antes de sua morte, aparece cantando músicas de sua própria autoria (Ponto de Interrogação, Grito de Alerta, Explode Coração). Se você não conhece, conheça. Agora... Se você também gosta de Gonzaguinha... Prepara o lenço. Eu precisei.
#choreilitros

19 comentários:

  1. Nooossa amei essa ideia de postar músicas! Principalmente desses gigantes da música brasileira né?!!
    Eu tenho 19 anos, mas não curto nem um pouco funk, Rap... Nenhum preconceito, mas eu prefiro músicas com letra de verdade, sabe?!!
    Amei essa idéia, pode ter certeza que ouvirei todas com muito prazer! Tenho uma porção de músicas do Chico Buarque, Djavan, entre outros no meu celular! Só não tenho mais porque algumas eu não sei o nome para baixar... !_!
    rsrs

    Beijinhos!
    http://danimakeups.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Saudade do Gonzaguinha e de tantos outros expoentes máximos de nossa Bossa Nova.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Obrigada pela visita ao meu blog. Também gostei muito do seu espaço. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo resgate, Kátia. Uma boa música deixa a alma serena. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que delícia esta memória ... adoro Gonzaguinha, Roberto, Elis e tantos outros q marcaram a minha geração e em particular a minha vida ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Escutei Gonzaguinha na casa da minha vó! Bons tempo! :)
    Beijos, querida! Tô voltando aos blogs, aos poucos!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Meu pai sempre disse: "Sem a música eu não entenderia o mundo", concordo plenamente com ele.
    Amo música em geral. Encaro qualquer estilo e estou sempre procurando novidades por aí.
    Gonzaguinha é o máximo e "Grito de Alerta" marcou minha adolescência. Um bj querida amiga.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei muito o Gonzaguinha, desde o início da sua carreira, tem uma música dele "Página 13" que me marcou muito, além de" E a vida é bonita, é bonita!", vou me preparar para ver esse vídeo, porque também vou chorar litros com certeza. Ponto para você! Lindo post! beijos enormes!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia!

    Tudo bem?

    Adorei a ideia de postar músicas. Eu simplesmente amo música e não vivo sem! Não imagino a minha vida sem música! Música é tudo de bom, e nesse ponto eu e a Carol concordamos (embora com estilos diferentes). Mas adoro aprender com ela músicas atuais e ela aprende comigo as músicas antigas... Sempre que estamos no carro, a ida é por minha conta, musicalmente falando. E a volta, por conta dela.
    Um barato!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, querida amiga.
    Adorei o texto. Me identifico com ele, porque na minha casa, o rádio ficava ligado direto.
    Eu também gosto de todos os ritmos. Desde a música clássica até o samba de breck.

    Pela manhã, eram as músicas sertanejas. Lindas... Durante o dia, ouvíamos todos os ritmos. Tango, Fado, Bolero, samba...
    À noite, eram duas horas seguidas de música clássica. Meu pai ficava perto do rádio e muitas vezes brincava como se fosse o maestro.

    No horário das óperas, ele ficava relatando o enredo delas. Contava a história, como se estivéssemos assistindo um monólogo, com a trilha sonora original.
    Eu também respiro música!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro música, minha vida tem trilha sonora e bem variada pq sou eclética....
    Adorei o post, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos!!!

    Obrigada pela visita e comentários. Beijinhooos!!
    Correndo... Indo trabalhar!

    ResponderExcluir
  13. Oi Karla
    Música é vida. Várias fazem parte da trilha sonora de minha vida. Sou eclético em relação a música, só não gosto de axé, funk e pagode, o resto, o que vier eu traço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ká, minha querida,

    Vc é a própria música, cheia de cores e novodades, como essa, maravilhosa a idéia, pq temos tantas coisas lindas. E começou arrasando, com Gonzaguinha.

    Um fds bárbaro pra vc, bjão

    ResponderExcluir
  15. Concordo totalmente! Gostei do blog e sigo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. De tantas canções desse moleque, Redescobrir fala direto ao meu coração... Viva o menino Gonzaga... Viva a MPB, Viva este expresso expressão total.

    ResponderExcluir
  17. Nem teria vida mesmo. Música é tudo. è a geometria que nosos ouvidos entendem....
    Kátia gostei do seu blog e da homenagem, da sua galeria de mulheres. Parabéns!
    E um natal de luz, pra você e todos os seus!...

    ResponderExcluir