Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Personalidade Expresso Elas - Martha Medeiros

Obtive conhecimento da nossa Personalidade Expresso Elas dessa semana, Martha Medeiros, na época do lançamento do filme o Divã, lembram dele? A protagonista é a Lílian Cabral.
Adorei o enredo, e quando me informei mais a respeito, verifiquei que Divã, o filme, era baseado na peça de teatro de mesmo nome, que por sua vez foi inspirado no livro homônimo dela, Martha Medeiros. Interessei-me pela escritora, e comecei a ler algumas de suas crônicas, era engraçado, porque acabava marcando o texto todo, ao invés de algumas frases.
Martha aborda temas do cotidiano como: casamento, maternidade, solidão, paixão, trabalho, família, principalmente o dia a dia da mulher. Com um texto leve, agradável, muitas vezes divertidos , lemos e quando nos damos conta, refletimos, rimos por nos identificarmos com algumas situações, ou choramos, dependendo do caso (rsrs).
Martha Medeiros nasceu em 1961 e vive até hoje em sua terra natal, Porto Alegre . É casada e tem duas filhas.
Graduada em Jornalismo, trabalhou treze anos na área de publicidade e propaganda. Atuou em diversas agências de Porto Alegre na direção de criação e também como produtora. Sempre foi apaixonada por literatura e no ano de 1993 com três obras já publicadas, deixou seu trabalho e embarcou para Santiago do Chile, onde se dedicou exclusivamente a escrita de poesias, durante um período de oito meses.
Quando voltou ao Brasil, começou a escrever crônicas para o jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde até hoje mantém coluna no caderno ZH Donna, que circula aos domingos, e outra — às quartas-feiras — no Segundo Caderno. Escreve, também, para O Globo, do Rio de Janeiro e colabora com a revista Época, além de outros trabalhos semanais.
Suas obras são: Seu primeiro livro, Strip-Tease (1985), Editora Brasiliense - São Paulo, foi o primeiro de seus trabalhos publicados. Seguiram-se Meia noite e um quarto (1987); Persona non grata (1991); De cara lavada (1995); Poesia Reunida (1998), Geração Bivolt (1995), Topless (1997) e Santiago do Chile (1996). Seu livro de crônicas Trem-Bala (1999); Non-stop (2001); Divã (2002); Montanha-russa (2003); Selma e Sinatra (2005); Coisas da Vida (2005); Tudo o que queria te dizer (2007) e Doidas e Santas (2008).
Durante a semana, vamos nos deliciar com alguns textos dela, combinado?
Quero dedicar o Personalidade Expresso Elas dessa semana, especialmente a duas pessoas: Júlia, minha amiga do coração, a qual, tive o prazer de apresentar os textos de Marta e a querida Sil do blog Entre Aspas, que adora essa escritora e também foi uma das pessoas que me acolheram, com muito carinho, no mundo da Blogosfera.
#amizadefazmuitobem

7 comentários:

  1. É ótimo.
    Gostei mais do livro que do filme...bem mais.
    Mas se der pra escolher, melhor ler o livro primeiro e assistir o filme depois.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Ká.

    Ô minha linda, que já fiquei emocionada aqui.
    Coração mole mesmo rs, confesso.

    Fico tão feliz com suas palavras, porque é tão reciproco.
    Sou grata demais pelas amizades que fiz aqui, são pessoas (Como você) que eu quero levar pro resto da minha vida.
    Você acredita que não fui ver o filme ainda?
    Mas com certeza, a Martha é maravilhosaaaaaaaaa.
    Vontade de ter tempo e ler tudooo dela, tenho o livro doidas e santas, mas não consigo ler como eu queria.
    Esse pouco tempo que eu tenho me surtaaaaaa.

    Você é uma querida!!

    Beijão Ká!

    Adorooooooooo você!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kátia;

    Muito obrigado por seguir o Blog de nossa companhia de teatro! Com honra e prazer, te seguimos também!

    Obrigado por te conhecer!

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei muito do seu blog...e já estou te seguindo..


    http://palavrasdopoetamf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não li nada dela ainda!

    Ela deve ser ótima mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Martha é ótima um orgulho gaúcho e nacional, juntamente com Luis fernando Veríssimo expoente máximo da nossa literatura moderna. Obrigada pela visita e comentário lá no Brasil do Bem, seja sempre bem-vinda.
    Bjs

    ResponderExcluir