Seguidores

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Instagram libera atualização que facilita bate-papo privado


Marina Demartini, de EXAME.com

Instagram libera atualização que facilita bate-papo privado
São Paulo – O Instagram quer ganhar espaço em uma área que o Snapchat e o WhatsApp reinam. A empresa liberou hoje uma atualização que atinge o Direct, uma área do app para envio de imagens e vídeos de forma privada.
A principal mudança está relacionada à forma de começar conversas. Antes, os usuários precisavam tirar uma foto ou escolher uma na galeria para compartilhar com um contato. Com a atualização, será possível enviar uma foto diretamente da linha do tempo para um seguidor.
Funciona da seguinte forma: o indivíduo vai encontrar uma seta ao lado dos ícones de comentar e curtir embaixo dos posts em sua linha do tempo. Ele precisa apertar nesta seta para enviar a imagem ou vídeo diretamente a um amigo ou grupo.
“Ainda é possível tocar na foto ou no vídeo para curtir a publicação original de dentro do Direct”, disse Ann Baum, engenheira do Instagram para iOS, em entrevista a EXAME.com.
O usuário também poderá compartilhar sua localização e as páginas de hashtags do app a partir do ícone da seta.
A nova função facilita o compartilhamento, já que antes era preciso mencionar uma pessoa em uma foto ou vídeo para isso. Segundo o Instagram, 40% dos comentários no app incluem uma menção.
Outra novidade do Direct é a conversa em sequência. Isto significa que o usuário terá um histórico de mensagens em apenas um lugar. Antes da atualização, era criada uma nova conversa toda vez que um conteúdo era compartilhado.
Com a nova versão, o usuário do app também pode nomear grupos e usar emojis maiores. O Instagram ainda adicionou uma função que facilita o acesso à câmera frontal para responder a mensagens com selfies.
Privacidade
Segundo Baum, fotos e vídeos compartilhados no Direct são visíveis apenas para usuários que já poderiam ver as publicações na linha do tempo. Caso a conta seja privada, só indivíduos autorizados poderão ver o conteúdo compartilhado no Direct.
Os únicos usuários que podem lhe enviar uma mensagem pelo Direct são seus seguidores. No entanto, isso não impede o recebimento de conteúdo de desconhecidos.
Ao receber uma mensagem de um não seguidor, a pessoa verá um alerta de pendência no ícone do Direct, no canto esquerdo superior da tela, e pode decidir se vai aprovar ou não a mensagem.
O Instagram Direct foi lançado em 2013 e, segundo Baum, mais de 85 milhões de pessoas usam a função todos os meses. “Foram muitos pedidos de nossos usuários por esta mudança no app”, finalizou a engenheira. Para comparação, o Instagram tem 300 milhões de usuários.

A nova versão do Instagram está disponível para usuários de iPhone e de smartphones com Android.
Tópicos: Apps, Apps Android, Android, Apps para iPhone, iPhone, Instagram, Empresas de internet, Tecnologia