Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2011

Semana Comemorativa ao Dia Internacional da mulher

Olá!!
Amanhã dia 8 de março, não esqueça de cumprimentar as mulheres que fazem parte de sua vida. Nesse dia, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
Sempre ouço o seguinte comentário: Ah... Mas dia da mulher são todos os dias. Também acho rsrrs. No entanto, a importância desse dia, vai muito além, de lembrar e comemorar, mas também serve para questionar o que está sendo feito, até agora, para a evolução, do que algumas pessoas, ainda consideram sexo frágil: a mulher.
Em alguns países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O encontro é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Sabe-se dos avanços adquiridos, mas mesmo assim, ainda sofrem, em muitos locais com: salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional, etc. A conquista é grande, mas muito ainda há de se fazer.
Este ano, Dilma Rousseff entrou para a história do nosso país como a primeira presidenta (como gosta de ser chamada). O povo brasileiro espera muito da nova presidente, no mínimo coerência.
Quase esqueço de comentar, por que essa data foi escolhida. No Dia 8 de março de 1857, funcionárias de uma fábrica de tecidos, de New York, foram queimadas após reivindicarem melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Porém, somente no ano de 1910, numa Conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Durante essa semana, o blog comemorará com postagens especiais de várias mulheres. Segue abaixo alguns escritos de uma grande diva da literatura, Clarice Lispector.
#parabénsmeninas
"Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender,
Viver ultrapassa qualquer entendimento."

8 comentários:

  1. Kátia, parabéns pela iniciativa. Estarei aqui para prestigiar as mulheres escolhidas e seus textos.
    Que esta data seja sempre de reflexão, de questionamentos e avanços. Ainda há muito para mudar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kátia, ótimo texto...bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo que Dia da Mulher são todos os dias, mas já que criaram um dia pra comemorar, então vamos festejar!!!
    Passe amanhã no meu blog, também farei uma homenagem!!!
    Parabéns pra você mulher!!!!

    ResponderExcluir
  4. Kátia,lindo texto,sendo o nosso dia amanhã,desejo-lhe também um dia em haja diferença,quem sabe mais respeito conosco,não apenas por sermos MULHERES,mas por termos nossos direitos.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga, nada mais contraditório que ser mulher....
    Mulher que pensa com o coração,
    age pela emoção e vence pelo amor.
    Feliz Dia Internacional da Mulher.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!
    O seu blog é ótmo!!! adorei!!!
    Ah!!!E o link do meu blog é: http://www.blogzueratotal.blogspot.com/

    acessa,segui e comenta!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida
    Que vc tenha uma excelente semana de paz e uma vida cheia de projetos e realizações!!!
    É tempo de oração e vigilância!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir