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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Momento Fitness - A diferença entre Yoga e Pilates








Já fiz Yoga e agora pratico Pilates. Gosto das duas.
A Yoga me deixava tranqüila... Totalmente Zen. Adorava. Chegava a meditar uns 10 minutos, agitada do jeito que sou, nem eu mesma acreditava quando conseguia (rsrs).
Já com o Pilates, obtive ganhos “que não tem preço”. Pratico essa modalidade há três meses, e os resultados já apareceram. Simplesmente as minhas dores desapareceram. Isso mesmo... Sumiram!
Em 1999, sofri um acidente de Jet Ski, que quase me deixou tetraplégica. Desde então, sofria com dores fortes na coluna cervical. Por isso, posso afirmar com toda propriedade, que a pratica de Pilates me proporcionou melhorias significativas na qualidade de vida.
Segue um artigo que explica de maneira simples a diferença entre as duas modalidades. Postei algumas fotos da aula. Essa morena linda que aparece na foto comigo, é a Nathalia, fisioterapeuta, responsável pelas aulas.
#ocorpoagradece


Você certamente já ouviu falar que Ioga e Pilates são duas maneiras de se exercitar e trazer benefícios ao corpo. As duas práticas têm em comum a promessa de fazer você se sentir melhor através do controle da respiração e da concentração em determinados movimentos e posturas. Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra?
A Ioga e a sabedoria oriental
A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.
O próprio peso do corpo é usado para criar resistência muscular e é preciso dedicar atenção também aos movimentos de mudanças de posturas.Existem vários estilos de Ioga e a grande diferença entre eles está na ênfase dada a cada aspecto da prática. A Vinyaso Ioga, por exemplo, prioriza a coordenação entre respiração e movimento; já a Hatho Ioga tem como objetivo principal fortalecer o corpo, interna e externamente. Nenhum estilo pode ser considerado melhor que outro. O estilo a ser praticado é uma questão de necessidade ou preferência pessoal.
Pilates e o uso de aparelhos
A técnica do Pilates, por outro lado, é principalmente um condicionamento físico. O criador do método, Joseph Pilates, usou seus conhecimentos para ajudar soldados a se recuperarem de ferimentos de guerra.Pilates desenvolveu máquinas com cabos e roldanas que ajudam o corpo a se manter em posturas que fortaleçam e alongam os músculos. Assim, além de uma completa série de exercícios no solo, a execução dos movimentos segundo o método, demanda o uso de aparelhos apropriados.A ênfase dos exercícios do Pilates está em fortalecer o abdômen, melhorar a postura, estabilizar e fortalecer a espinha dorsal, melhorar o equilíbrio e, sobretudo a força.A natureza de ser uma atividade de baixo impacto faz com que seja ideal para prevenir ou reabilitar distensões provocadas por exercícios com carga. A finalidade básica dessa prática é a concentração, o equilíbrio entre força e flexibilidade porque cria saúde e vigor para os grupos de músculos resultando num corpo esguio e forte.
Pilates X Ioga: a escolha é sua O Pilates baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com a Ioga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos da Ioga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve desenvolvimento espiritual.A Ioga concentra-se mais no que sentimos ao nos relaxarmos e o Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Ioga é a sua opção. Se você está mais interessado em um sistema de condicionamento, ou se recuperando de alguma lesão, o melhor é praticar Pilates. Outra solução é combinar as duas técnicas: enquanto a Ioga traz mais elasticidade ao corpo, o Pilates pode tornar seus efeitos mais duradouros. As técnicas respiratórias do Pilates e o aspecto meditativo da Ioga ajudam a aliviar o estresse da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.
Fonte: Site belezasaude

14 comentários:

  1. Olá Kátia
    Passei para lhe desejar uma boa noite.
    Bjux

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  2. Está tudo, Kátia, didaticamente explicado. Gostei mais do Pilates. Qualquer dia espantarei o sedentarismo e o praticarei. Beijos

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  3. Olá amigos!!!
    Também sem dúvidas prefiro o Pilates. Além de alongar, tmbém tonifica os musculos. Beijooos queridos!!

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  4. Olá Kátia!

    Excelente post! Ótimas explicações para nós você forneceu.
    Ah, as fotos ficaram legais também, viu!

    Beijos

    Carla

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  5. Ô Carlinha!!! Que saudades!!
    Estou de férias, mas estou na "correria". Tenho ficado pouco em casa. Em fevereiro volto a postar normalmente e visitar meus amigos blogueiros que tanto adoro. Beijoooos e até breve!!!

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  6. Ká, minha lindona,

    Só de ver as fotos senti um bem estar incrível. Acho que pra minha fibromialgia, o pilates seria uma mãe. Adorei o post.
    Bjocas e lindo fds

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  7. Iraaaa... Saudades!!! Em breve voltarei ao meu ritmo normal.
    Anjo... Às vezes brinco dizendo que o Pilates é milagro... Mas é verdade... Experimenta algumas aulas... Melhor gastar dinheiro com isso do que com remedio.
    Beijooooos minha poeta lindaaaaaa!!

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  8. Helloooo. Your blog is very nice. I liked it. I have very interesting blogs. You should visit and follow my blogs. Thanks.

    http://turkicfamily.blogspot.com/

    http://antalya-magnificent-city.blogspot.com/

    http://tulparturkdunyasi.blogspot.com/

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  9. ADOREI AS FOTOS PUDE TER UMA IDÉIA DO ESTÁ SENDO DITO!
    VOU VER SE TEM POR AQUI PERTO DE CASA!
    POST MUITO BOM!

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  10. Tô tão sedentária que fiquei toda doída só de ler, rsrsrsrs

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  11. Oieee Katia, vi q. vc. visitou o Blog do DREAMS MULTIMARCAS q. eu fiz para a loja da minha amiga Carolina. Obrigada por ser seguidora. A loja é muito linda sim.
    Olha estou aqui pra te conhecer e amei o seu canto... Impressionante suas fotos e suas escritas...amei. Eu sou advogada e meu marido e Personal Trainner e vivo dentro de uma academia ( qdo posso).
    Pilates é realmente maravilhoso, fiz apenas umas aulas e adorei.
    Olha se desejar me vista no meu Blog
    www.miscelaniariff.blogspot.com

    Lá falo de tudo um pouco...tb. é meu diário virtual.

    Bjitos na alma e já virei sua seguidora.

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  12. Katia: Mulher esbelta e muito mais bela e bonita, eu faço ginastica e hidroginastica 4 vezes por semana. linda a tua esplicação.
    Beijos
    Santa Cruz

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  13. You are flexible with the exercise, well-done,
    Kátia.

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  14. Olá amigos!!! Obrigada pelos comentários. Sejam sempre bem vindos!! beijoos!

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