Casal importa método de reabilitação para pessoas com lesão na medula
Em 2003, aos 17 anos, Fernanda Fontenele sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Felipe Costa foi diagnosticado paraplégico em 2008, aos 20 anos, depois que capotou seu automóvel. Decidido a voltar a andar, ele procurou diversos tratamentos até conhecer o Project Walk, um centro de reabilitação avançada na Califórnia, Estados Unidos. Lá, Felipe viu pacientes com lesões medulares recuperarem parte dos movimentos e se tornou o primeiro brasileiro a fazer o tratamento na instituição, assim como uma fonte de informações para compatriotas que vivem a mesma situação.
Felipe conheceu Fernanda por meio dos vídeos que ela colocou na internet no intuito de conseguir dinheiro para viajar e fazer o tratamento. “Os vídeos me comoveram bastante porque as nossas histórias eram parecidas. Começamos a trocar e-mails e eu mandava informações sobre moradia e coisas que poderiam ajudá-la na Califórnia”, conta. Fernanda convocou os amigos, organizou uma campanha e conseguiu o valor necessário. “Quando ela chegou aos EUA, parecia que já nos conhecíamos há muito tempo. Tínhamos muitos sonhos e gostos em comum”, diz ele.
Os dois passaram cerca de um ano nos EUA. Fernanda já recuperou os movimentos dos braços e parte dos movimentos das pernas; Felipe já consegue se sustentar em pé. “Foi muito importante termos passado pelo tratamento juntos. A cada movimento novo que eu consegui fazer, mostrava para ela e vice-versa”, conta Felipe. De volta ao Brasil, eles ficaram noivos e agora pretendem terminar o tratamento em um centro que os dois irão inaugurar no dia 16 de novembro em São Paulo. Batizado Centro de Recuperação de Lesão Medular AcreditANDO, a instituição é baseada no Método Dardzinski, desenvolvido no instituto Project Walk, que foi criado há cerca de dez anos, com o objetivo de fazer com que pacientes com lesão medular recuperem movimentos e, em alguns casos, possam voltar a andar. Segundo Maria Elisa Pimentel Piemonte, coordenadora do departamento de fisioterapia da USP, ainda não há na literatura científica estudos sobre os resultados do método. "Ele pode ser mais um que explora as possibilidades de restauração de função após a lesão medular, dentro das limitações imposta por cada lesão. Ou seja, só irão recuperar a marcha aqueles que tiveram lesões parciais com potencial de recuperação suficiente para aquisição de marcha."
O centro terá capacidade para atender até 15 pessoas ao mesmo tempo. Segundo Fernanda, o método é aplicado em cinco fases, sendo as primeiras dedicadas ao estímulo para criação de massa muscular. “As duas últimas fases são para pessoas que têm o movimento, mas não têm a coordenação para voltar a andar”, diz. “Os exercícios são repetitivos e o clima é de academia.” A área de cerca de mil metros quadrados tem todos os equipamentos importados e duas instrutoras que passaram pelo treinamento na Califórnia. “Já tivemos mais de 100 inscrições”, conta Fernanda. Uma hora de tratamento deve custar entre R$ 100 e R$ 150, sendo que o indicado são três horas da fisioterapia diariamente. No futuro, a instituição deve oferecer também hidroterapia. Já o casamento de Fernanda e Felipe tem data definida: sai no ano que vem.
Desde o dia 16 de novembro. De segunda à sexta, das 9h às 19h. Centro de Recuperação de Lesão Medular AcreditANDO: Rua Alvarenga, 1.700, Butantã, São Paulo, tel.: (11) 2389-6522. E-mail: acreditando@acreditando.com.br
Oi Kátia,
ResponderExcluirGostei demais do teu post! Um incentivo e energia a quem tem esse tipo de problema. Porém as sessões são caras, o governo poderia investir nestes dois jovens, né? Ou criar uma clínica pública utilizando essa mesma tecnologia...
Beijos
Carla
Parabéns por este serviço de utilidade pública, pois a divulgação deste espaço de recuperação deve ser veiculado em todos os meios possíveis.Beijos e bom dia para você.
ResponderExcluirBonito trabalho!
ResponderExcluirNossa, que legal!!!
ResponderExcluirCom certeza esse método dá um estímulo a mais para eles... gostei muito do post!
Beijinhos!
http://danimakeups.blogspot.com/
Olá amigos!!!
ResponderExcluirObrigada pela presença e comentários!
Carla... Também observei isso, muito caro mesmo. com o os impostos que pagamos, daria para fazer vários. Beijoos!
Alexandre... É sempre bom ajudar alguém. Beijooos!
Caludete... Tento colaborar. Beijoooos!
Ana... Quanto tempo, hein? Seja sempre bem vinda. Tb acho um excelente trabalho.
Dani... Eperança sempre. Beijooos!!
Ué? Não editou o beijo pra Ana SS, então vão vários beijos. (rsrsr)
ResponderExcluirOlá Katia
ResponderExcluirBoas notícias, dessa forma cresce a esperança de milhares de pessoas, mas com esse custo apenas poucas poderão fazer o tratamento. Tomara que o governo banque para os menos favorecidos.
Bjux
Oi Kátia!!
ResponderExcluirVim retribuir sua visita a meu blog e fiquei muito emocionada com esse post.
Que história!!
Além do tratamento em si, que já é fabuloso, fiquei encantanda com a forma como esse casal se conheceu e se uniu em torno de um propósito tão bonito...
Inesquecível!
Adorei seu blog e estarei sempre por aqui.
Beijão
Parabens pela garra!!! a história é linda. Sou tetraplégico C6, e torço muito por vcs.. Pena que não é ascessivel para todos, o preço é muito alto....Fiko na torcida...
ResponderExcluirKátia, eu amoooo os posts de utilidade pública que você posta.
ResponderExcluirVou repassar a quem necessite.
Você é querida demaisssssss!
Um beijo!
Olá!!!
ResponderExcluirWander... Exatamente meu amigo, o custo é muito alto, também fico na torcida para que o governo adere ao método de tratamento. Beijooos!!
Regina ... Tb adorei seu blog. Gosto muito dessas histórias de superação. A gente não sabe o dia de amanhã, ok? Obrigada por se tornar minha seguidora. Beijooos!!
Irantides... Bem vindo!!! Estamos juntos nessa torcida. Beijooos!!
Sil... Vc que é queridonaaa!! Teu astral faz tão bem!! Adoooro!! Repasse sim amiga, por favor. Beijooooooos!!
Nossa que lindo esse post...Adorei mesmo.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho querida!!! Bjaoooooooooooooooo
Oi Kátia...
ResponderExcluirParabéns pelo post!!!!!
Digno de ser lido por todos!!!!!
bjos!!!!
Zil
Olá!!
ResponderExcluirPaulinha... Que bom que vc gostou! Vc merece minha atenção. Beijooos!
Zil... Obrigada pelas palavras. Beijooos!!
Desejo a todos uma quinta-feira de realizações. Beijoss!
Agradecendo e retribuindo o carinho da visita. Muito bom descobrir este seu trabalho e poder viajar por suas emoções ... seguindo para voltar mais ...
ResponderExcluirdica relevante e oportuna ... é por aí mesmo
bjux
;-)
oi Kátia, linda querida humana e inteligente, esse post é a prova de tudo que falei, é vero! beijão, sua fã, ehehehe
ResponderExcluirQue post lindo Kátia,
ResponderExcluirComo bom saber que ainda
encontramos pessoas
que não se deixam vencer
por barreiras, e tentam superá-las
com muita fé e força!
Muito legal esse post
Além do tratamento, a
historia do casal é
emocionante!
Parabéns pela
divulgaçao!
Beijos Querida!
Ká, amiga querida
ResponderExcluirBom demais vir aqui e ver sempre uma novidade, esse trabalho bonito de informar coisas importantes, as denúncias. Linda alma, essa sua!
Bjocas e fds de paz
Olá KÁTIA, vai ser um prazer está acompanhando o seu blog,
ResponderExcluirmuito bom por sinal, que designer rico, lindo, um trablaho brilhante
vale realmente conferir, fico feliz por me seguir.
luz na sua vida e que a troca de experiências seja para ambos.
obrigado...
Olá!!
ResponderExcluirPaulo... Estou muito feliz por vc me seguir,já tem um tempinho que acompanho o seu blog. Adoooro!! Beijooos!!
Eva... Queridona vc é muito doce, viu? Obrigada!!! Beijooooos!!
Gisele... Também achei emocionante essa história. Juntos unem forças para lutar, porque essa luta, a gente imagina como é difícil, só quem passa por isso sabe. Beijoooos!!
Antonio... Seja bem vindo e obrigada. O seu blog tb é muito interessante. Por isso, virei seguidora. Beijos!!
Amigos... Amanhã esterei visitando todos vocês. Beijoooooos!!
Olá Ira!! Minha amiga queridona! Poeta linda, que alimenta minha alma com escritos cheios de emoções. Adoooro!!
ResponderExcluirAcreditos que todos, digo todos mesmo, sem exceção, pode fazer algo para ajudar ou despertar uma pessoa. Vc, por exemplo, ajuda através dos poemas. Quantas pessoas sensíveis passam pelo seu blog e se emocionam? Muitos. Tem uma citação da Zilda Arns, que resume exatamente no que acredito e tenho fé. "O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma cédula da transformação do país".
Beijooos queridonaaa!! Te adoro!!
Oi, tudo bem? Vim agradecer sua visita ao meu blog de memes e selos. E conhecer seu espaço. Tudo muito lindo, adorei. Aproveito e te convido a conhecer meus outros dois blogs pessoas e me seguir caso queira ta?
ResponderExcluirhttp://deliriosdamiss.blogspot.com/
http://cantinhodamissrj.blogspot.com/
Querida, saudades de você.
ResponderExcluirQue maravilha essa reportagem.
Tomara que a cada dia surjam novas oportunidades das pessoas com problemas físicos se curarem.
Você é uma pessoa de uma sensibilidade incrível.
Beijos amiga e um bom final de semana.
Olá!!!
ResponderExcluirMiss Simpatia... Seja bem vinda!!! Obrigada pelo convite. Beijooos!!!
Majoli... Queridona, é muito bom te ver melhor. Também estou com saudades, hoje visitarei vc e os outros amigos. Beijooooos!!!
Blog beatifull.izleyicin oldum.thank you.love love love kısses
ResponderExcluiré uma pena que idéias destas não são ajudadas e insentivadas pelo nosso governo. Kd os deputados cadeirantes do brasil, que estão calados?
ResponderExcluir