Seguidores

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Taiu Bueno: A experiencia de vida. Alma Guerreira Surf


Início do ano é uma época que geralmente as pessoas param e refletem o que estão fazendo e o que podem fazer para serem mais felizes. Começar um novo projeto, tornar realidade um projeto antigo, emagrecer, parar de fumar, engravidar, conhecer um novo amor, perdoar uma antiga paixão, enfim, as pessoas deixam nascer uma nova esperança.
Mas muitas vezes descobrem o verdadeiro significado da “vida” sem planejarem nada. A “vida” é assim, uma caixinha de surpresas. A pessoa é exatamente o reflexo de como vê a “vida”. Se ama “viver”, é capaz de superar qualquer tipo de situação, mesmo que para isso tenha que recomeçar ou “renascer”.
Taiu representa exatamente isso. Renascimento.
Esta semana, um amigo me contou a história dele. Já conhecia, mas não com tantos detalhes. Uma história digna e importante para você conhecer.
Octaviano Augusto de Campos Bueno, o Taiu, é conhecido como um dos melhores surfistas big riders por ter consagrado o nome do Brasil no cenário do surf mundial. Mais que um surfista, hoje em dia, é considerado um grande guerreiro.
Sua paixão pelo surf começou na adolescência. Aos 20 anos realizou o sonho de morar em Waikiki, no Hawaii, onde passou a competir profissionalmente.
Após conquistar o 7º lugar no "Pro Class Trials", em Sunset Beach, em 83, voltou para o Brasil e venceu o Campeonato Brasileiro em 84 e o título da etapa paulista em Ubatuba, em 86.
Em 1991, um mês antes de completar 29 anos, uma tragédia mudou completamente seus planos... Mesmo estando em sua melhor forma e acostumado a enfrentar ondas gigantes, foi numa onda mal completada, na praia de Paúba, litoral norte de SP, que Taiú, só lembra do breu, da sensação de anestesia e da voz do amigo gritando seu nome. Taiu havia fraturado a quarta vértebra cervical e traumatizado a medula óssea. Diagnóstico: Tetraplégico.
Sem dúvida foi uma época de grandes dificuldades. Mas o surfista se tornou um grande guerreiro e não desistiu da “vida”. Aceitou toda ajuda possível da família, dos amigos e se dedicou muito a não se deixar abater.
Seus amigos nunca o abandonam, sempre que podem estão com ele. Viajam juntos e foi num desses passeios, que Taiú conheceu sua atual esposa.
A última surpresa que ele recebeu dos amigos, foi voltar a surfar. Isso mesmo! Seus amigos adaptaram uma prancha de stand up, e o levaram para pegar onda. Dá pra imaginar a emoção de Taiu? Se você tiver um tempinho, confira os vídeos. Um mostra o resumo da vida de Taiú e o outro vídeo traz o momento mais encantador desta história: Taiu e seus amigos pegando onda depois de 19 anos. Até o cachorrinho dele surfou junto, aliás, não desgrudou dele. Muito lindo! Quem sabe essa idéia sirva para alguém que você conheça. Se possível deixa tocar o som. Vale à pena.
Taiú continua realizando muitos projetos. Publicou o livro "Alma Guerreira", lançado pela editora CLR Balieiro. É presidente do SMF - Surfistas Marchando para Frente -, movimento que tem o objetivo de unir dentro e fora d'água os surfistas brasileiros. Possui uma página sobre surf na Internet - www.taiusurf.com.br -, que informa as condições para a prática do esporte no Guarujá e no resto do mundo. Escreve constantemente para revistas como Inside/Now, Fluir e Hardcore.
Gostou da história?
Sua vida é boa, hein? Dá pra ser feliz, você sabe que consegue. É só querer.
A vida é maior e mais sublime do que os problemas que enfrentamos. Aproveite! Viva!
Seja muitooooooooooo feliz!! Estamos juntos em 2011!!!
#felicidadesempreachodigno

Segue abaixo o segundo vídeo.

17 comentários:

  1. Realmente uma bela lição de vida.... fiquei encantada....
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona e queridona! Que mensagem emocionante, sem palavras para descrever o que senti. Obrigada! Pelo carinho de sempre, adorei te conhecer, assim por acaso, sem planejar e como é bom estar por aqui e ler o que escreves, saio sempre melhor. Um Feliz Ano Novo com tudo de melhor para você e os seus, beijão!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA ESSA MENSAGEM PERSEVERANÇA E AMOR!
    FELIZ ANO NOVO!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. Ká, eu adoro ler essas lições de vida.

    Que tenhamos sempre coragem, a cada dia, a cada ano que se inicia.

    Feliz 2011 minha querida.
    Você me foi um presente da vida em 2011, e saiba que estaremos juntas em todos os anos que Deus assim me conceder.

    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  5. Realmente uma emocionante estória de superação e amor a vida. São poucos os que conseguem isso.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Olá Kátia!
    Os dias rolam rapidamente, pouco tempo nos separa do derradeiro instante do final do ano. Oportunidade para uma reflexão, mesmo breve. Um ligeiro balanço sobre as ações que empreendemos e o trabalho que realizamos. Verificar o esforço desprendido e, após, fazermos profissão de fé no próxima jornada que haveremos de percorrer.

    Precisamos juntar os sonhos, separar quais os possíveis e transformá-los em realidade e seguir adiante. A vitória é possível para todos os que usam a arma da determinação, da vontade, daqueles que não se deixam levar pelas dificuldades. Cada obstáculo transposto é motivo de alegria.

    Gostei do seu blog e estou lhe seguindo!

    FELIZ ANO NOVO!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela amizade,
    dedicação e carinho que recebi de você neste ano.
    Não há no Universo palavras que possam
    expressar o que sinto em meu coração.
    Desejo um ANO NOVO
    cheio de AMOR e PROSPERIDADE.
    Que sejamos neste ano e nos
    demais aquela criança acolhida nos braços do PAI.
    E que o ESPÍRITO da PAZ
    sobrevoe nossos lares e pouse em nossos corações.
    Obrigada por VOCÊ existir e fazer parte da minha vida.
    Feliz 2011.
    Beijos no coração.
    Miss Simpatia.

    ResponderExcluir
  8. Boa lição, Kátia, para recomeçarmos o ano. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Katia,

    I would like to take a swim in that water.

    Blessings in 2011.:)

    Russ

    ResponderExcluir
  10. Kátia;Lindo texto adorei os videos e acho fantastico a força desse rapaz, a dias deu um reportagem de uma moça Portuguesa que é dificiente de nascença e é campeão de canoagem adaptada, e um rapaz dai do Brasil que ficou parapelegico num acidente de carro em contacto com ela pelo fecebook tambem começou a praticar canoagem adaptada e tambem ja ganhou um campeonato da modolidade. temos que ser fortes e não nos deixarmos cair no charco.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  11. Emocionante!
    Gostei muito do blog! Parabéns!
    Um 2011 de paz e belos exemplos de vida.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Linda mensagem!

    Que possamos, a cada dia, aprender com as adversidades.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi,Kátia!Passando para desejar-lhe um ótimo Ano Novo e obrigada pelas suas palavras de carinho lá no blog.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Muito e também muito bonito o seu blogo(como você é também).Gostei muito da homenagem feita às mulheres,que realmente são fortes e corajosas.Me fez lembrar de minha mãe,que ontem fez dez anos de sua morte.Também homenageei ela no meu blog.Mas esse seu é muito bom mesmo. Serei seu seguidor de agora em diante. Felicidades em 2011 e sempre. Antonio,de Goiânia,GO ,Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que lição! Gostei muito!

    Passando aqui para desejar tudo de bom em 2011, que você e todas as pessoas que te cercam sejam muito felizes, viu?

    Olha, o Danimakeups tah de cara nova, e tem post novo. Depois dá uma passadinha lá, tah?!!

    Beijinhos linda!
    http://danimakeups.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá kátia!
    Taiú, um exemplo de força e coragem... Lindo relato!
    Meu blog está completando dois anos hoje, Kátia, por esta razão vim convidá-la para comer um pedaço do bolo que preparamos para os amigos e amigas como você!

    Obrigado,

    Abçs,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir